Rafael Benjumea

AAAAAAAAAA

In memoriam Rafael Benjumea

É com grande pesar que o Conselho Directivo da Fundação D. Luís I informa que, em 7 de abril, deixou inesperadamente o nosso convívio Rafael Benjumea Cabeza de Vaca, Conde de Peñón de la Vega, Presidente do Patronato da Fundación Duques de Soria, instituição espanhola cuja relação de estreita colaboração com a nossa Fundação tem dado excelentes frutos, de que são prova, entre outras acções de dimensão cultural e social, os congressos de Arquitectura e Medicina realizados, em parceria com a Câmara Municipal de Cascais, no Auditório Maria de Jesus Barroso, na Casa das Histórias Paula Rego, congregando muitos dos melhores profissionais portugueses e espanhóis dessas áreas, bem como a presença, na Casa Duarte Pinto Coelho, de várias importantes colecções e uma representação da Cátedra Conde de Barcelona, da Universidade de Salamanca, de que Maria Castello Branco é a delegada em Portugal.

Rafael Benjumea, um amigo muito estimado dos Presidentes da Câmara Municipal de Cascais (que a nós se junta neste momento de grande tristeza) e do Conselho Directivo da Fundação D. Luís I, a quem devemos muitas manifestações de apoio sincero e incondicional, era uma figura eminente da aristocracia espanhola de sangue e do pensamento, doutorado em Engenharia de Minas e Engenharia Civil (Universidade de Michigan) e economista de mérito, tendo desempenhado ao longo da sua vida inúmeros cargos, além do já referido: Presidente do Patronato da Fundación Rio Tinto para la Historia de la Mineria y la Metalurgia, Vice-presidente da Fundación ANAR (Ayuda a Niños y Adolescentes en Riesgo) e Presidente do Consejo Asesor da IE Universidad. Foi ainda Conselheiro Delegado de ERTISA e Rio Tinto Minera, Presidente de Asturiana de Zinc y de Unión Naval de Levante, Vice-presidente e Presidente do Consejo Asesor de British Telecom (BT) e Director-Geral da Fundación Botín, fazendo parte do Patronato de Fundación Educación Católica desde Fevereiro de 1999, do qual era Presidente desde Junho de 2019.

Transcreve-se de seguida o comunicado sobre a morte de Rafael Benjumea assinado por José-María Ponga, Secretário Geral da Fundación Duques de Soria, a quem endereçamos, bem como à família enlutada e aos Duques de Soria, as nossas sentidas condolências:
Siento mucho comunicar que en la mañana de hoy, miércoles 7 de abril, ha fallecido inesperadamente Rafael Benjumea Cabeza de Vaca.
Ha presidido ejemplar e ininterrumpidamente el Patronato de la Fundación Duques de Soria de Ciencia y Cultura Hispánica, desde su constitución, el 1 de marzo de 1989.
Su dedicación fue en todo momento tan desinteresada como entregada y entusiasta.
Murió en su casa de Madrid, de un fallo cardíaco, sin dolencia previa.
Descanse en paz.

O Conselho Directivo da Fundação D. Luís I
Ana Padrão, Fernando Garcia e Salvato Teles de Menezes

P1610047 3

Dia feliz: Inauguração de Vidros Pintados do Salão vermelho da Colecção Duarte Pinto Coelho | Da esquerda para a direita: Rafael Benjumea, Maria João Bustorff, Salvato Teles de Menezes, Maria Castello Branco, Duque e Duquesa de Soria, José-María Ponga e Carlos Carreiras.

<<  Março 2021  >>
  8  91011121314