Frontpage Slideshow (version 2.0.0) - Copyright © 2006-2008 by JoomlaWorks
DIA DOS MUSEUS 2020

755 CL dia dos museus 2020

 

 

Reabertura dos Equipamentos Culturais Cascalenses

no Dia Internacional dos Museus

 

Fundação D. Luís I, F. P. (F.D.L.I, P.T.) retoma a sua atividade hoje, 18 de maio, Dia Internacional dos Museus, cumprindo as decisões das autoridades de saúde nacionais e da Câmara Municipal de Cascais. Os equipamentos culturais cascalenses, que, por decisão do Executivo, estão sob tutela programática da Fundação, reabrem as portas a partir de amanhã, 19 de maio, com um horário ajustado às circunstâncias atuais: das 10:00 às 18:00 horas (encerramento para almoço entre as 13:00 e as 14:00 horas).


O Dia Internacional dos Museus pretende chamar a atenção para o papel único dos museus enquanto meio de promoção das trocas artístico-culturais e do enriquecimento das culturas própria e alheias. Este ano, adotando a consigna «Museus pela Igualdade: Diversidade e Inclusão» proposta pelo I.C.O.M., converte-se este dia num grandioso momento de celebração da diversidade de perspetivas que se estratificam na identidade cultural das comunidades e de promoção de toda a utensilagem tecnológica disponível que leve à identificação e superação dos efeitos perniciosos que os museus estão a sofrer perante a redução da normal capacidade de intervenção e o sequente cerceamento das fontes de receita.


Com o objetivo de facilitar o acesso de todos os interessados à arte e à cultura neste período de um ano que fica irremediavelmente marcado pelo impacto negativo que a pandemia COVID19 está a ter em todas as manifestação de cidadania, a Fundação D. Luís I, sempre em estreita colaboração com a Câmara Municipal de Cascais, preparou um programa que será disponibilizado online do qual se salienta a experiência inovadora em 3D da exposição Tesouros da América: A Mescla Latina (que deveria abrir fisicamente este mês no Centro Cultural de Cascais) e a proposta Envolve-te a Partir de Casa, do Serviço Cultural e Educativo do Bairro dos Museus, bem como alguns desafios em forma de questionários (quizzes) relativos aos diversos equipamentos do Bairro dos Museus que foram preparados por Unidades Orgânicas municipais (DAPC e DMCO). Este programa junta-se às visitas virtuais 3D das exposições Paula Rego: Desenhar, Encenar, Pintar (CHPR) e Pintura Democrática (CCC) e à proposta digital de celebração do Dia Internacional da Língua Portuguesa que, com assinalável êxito, foram, entretanto, disponibilizadas. Por outro lado, antecipa a apresentação de visitas virtuais 3D ao Museu da Vila e ao Museu Condes de Castro Guimarães que, como já tinha sido anunciado, serão publicadas nas plataformas digitais a partir de 7 de junho, Dia do Município de Cascais.


A visita aos equipamentos culturais pode ser presencial, mas com lotação limitada e de acordo com o rigoroso cumprimento das regras sanitárias estabelecidas pelas autoridades competentes: estas indispensáveis normas de segurança incluem mecanismos de controlo de acesso; definição de percursos para entrar, circular e sair dos espaços; obrigatoriedade de respeitar uma distância de, pelo menos, dois metros; e a instalação de painéis acrílicos de proteção nas receções, além da não utilização de elementos manuseáveis, como folhas de sala, por exemplo. Assinale-se ainda que a Câmara Municipal de Cascais proporciona líquidos desinfetantes para as mãos e máscaras descartáveis a todos os visitantes.


Como é de todos conhecido, o objetivo primordial dos museus do mundo inteiro, e os museus e demais equipamentos culturais cascalenses não são exceção a essa realidade, é, perante a situação causada pela pandemia, abrir em condições de máxima segurança e higiene, para que o acesso de trabalhadores e visitantes possa ser efetuado com todos os riscos adequadamente controlados: é para isso que trabalhamos.

 

Salvato Teles de Menezes
Presidente do Conselho Diretivo Fundação D. Luís I

 

 

 clique nas imagens para aceder a cada um dos conteúdos

     
375 TestemunhoS   375 Los tesoros de América
     
 

Agenda

<<  Julho 2020  >>
 Se  Te  Qu  Qu  Se  Sá  Do 
    1  2  3  4  5
  6  7  8  9101112
13141516171819
20212223242526
2728293031