Frontpage Slideshow (version 2.0.0) - Copyright © 2006-2008 by JoomlaWorks
LÍNGUA PORTUGUESA

185 dia mundial lingua portuguesa2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

755 Dia Mundial da Língua Portuguesa

 

 

 

 

No Dia Mundial da Língua Portuguesa

 

Quando tive conhecimento da decisão tomada – e anunciada em Paris em 25 de Novembro de 2019 – pela Unesco de considerar que 5 de Maio passaria a ser o Dia Mundial da Língua Portuguesa, comecei a pensar num programa que permitisse chamar a atenção para esta novidade com a quantidade e a qualidade de eventos que era suposto uma entidade cultural como a Fundação D. Luís I realizar para celebrar a data, na senda, aliás, do que tem feito noutras ocasiões em que decidiu assinalar determinadas efemérides.


Obtido o apoio do Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Dr. Carlos Carreiras, a quem, naturalmente, dei conta das minhas intenções (às quais reagiu, como é costume em questões de ordem artístico-cultural, de uma forma espontânea e calorosa, mesmo já tendo entre mãos tarefas de grande complexidade e responsabilidade), apresentei a proposta ao Conselho Directivo, que a aprovou por unanimidade.


A partir daí fomos concebendo um conjunto de actividades que envolviam também outras instituições, como, por exemplo, escolas do Concelho, mas o advento da pandemia COVID-19 veio cortar cerce as nossas ambições no formato em que estávamos a trabalhar: a. Sessão a decorrer a partir das 15:30 h. na Escola Secundária de Cascais, com apresentação do Curso de Português para Estrangeiros, do Prémio Ensaio David Mourão Ferreira e da edição impressa de Esboço de Crítica, seguida de Leitura de Textos de Autores de Língua Portuguesa por atores dos Artistas Unidos e de uma Conversa sobre Ler e Escrever Português, com a participação dos Professores Isabel Hub Faria, João Costa e Maria Armanda Costa; b. Ciclo de Cinema no Auditório do Centro Cultural de Cascais e no Atlântida Cine de Carcavelos, com os filmes Leão da Estrela, Uma Abelha na Chuva e Corte de Cabelo (8 e 9 de maio).


Foi, portanto, necessário encontrar uma alternativa que pudesse, de alguma maneira, remediar esta dolorosa situação e, tal como se fez como as exposições, que passámos a partilhar, através de visitas virtuais 3D, nas nossas plataformas digitais, decidi que aquilo que pudesse ser adaptável a essa modalidade comunicacional (que, aliás, ganha cada vez mais expressão) o seria: assim, para lá de um pequeno vídeo que funciona como um estímulo à leitura de obras da literatura em língua portuguesa e de outro vídeo com o Roteiro Poético do Bairro dos Museus, haverá a possibilidade de aceder na Biblioteca Virtual da Fundação D. Luís I ao ensaio Esboço de Crítica, de Camilo Castelo Branco, no qual o narrador de fôlego e excepcional estilista analisa a tradução de Otelo, de William Shakespeare, feita por D. Luís de Bragança, patrono da nossa Fundação e primeiro impulsionador do estatuto que Cascais tem hoje.


Esta tradução de Otelo, uma das peças shakespeareanas que o Rei verteu directamente para português a partir do original (sendo nisto precursor, pois as traduções anteriores tinham todas sido feitas a partir de versões francesas), é antecedida nesta edição online (e na impressa que, quando se alterarem os condicionalismos presentes, lhe sucederá, prevendo-se o lançamento para 10 de Junho, no âmbito da Semana do Município de Cascais, altura em que esperamos também poder realizar o programa atrás descrito), por uma nota do Presidente da Câmara Municipal de Cascais e um ensaio do conhecido especialista camiliano José Viale Moutinho, escritos especialmente para este efeito: a ambos, que estariam presentes nos eventos «físicos» atrás referidos, devo agradecer estes importantes contributos.


Espero, em nome do Conselho Directivo da Fundação D. Luís I e em meu próprio, que esta publicação possa ser do agrado de todos aqueles – amigos e interessados – que acompanham a acção cultural que a nossa instituição desenvolve, há já 24 anos, no Concelho de Cascais, com a repercussão nacional e internacional conhecida de todos.


Boa leitura!


Salvato Teles de Menezes
Presidente do Conselho Directivo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Agenda

<<  Junho 2020  >>
 Se  Te  Qu  Qu  Se  Sá  Do 
  1  2  3  4  5  6  7
  8  91011121314
15161718192021
22232425262728
2930