Frontpage Slideshow (version 2.0.0) - Copyright © 2006-2008 by JoomlaWorks
PINTURA DEMOCRÁTICA
755 PINTURADEMOCRATICA

 

 

 

 

COLEÇÃO LUÍSA E MANUEL PEDROSO DE LIMA

 

Pintura Democrática

 


CENTRO CULTURAL DE CASCAIS (piso 1), 21 FEVEREIRO  A 12 ABRIL PROLONGADA ATÉ 13 SETEMBRO

 

 

A exposição Pintura Democrática, coleção de Luísa e Manuel Pedroso de Lima representa para Cascais uma das principais apostas da programação artístico-cultural para 2020 da Fundação D. Luis I, entidade que a Câmara Municipal de Cascais criou e à qual atribuiu a responsabilidade de gerir os seus equipamentos culturais. Não é para menos, porque se trata de uma coleção repleta de talento, tal o número de artistas representados que marcaram a história da expressão plástica do século XX em Portugal: Vieira da Silva, Almada Negreiros, Dacosta, Menez, Paula Rego, Júlio Pomar, Cruzeiro Seixas, Ângelo de Sousa, Mário Cesariny, entre outros nomes maiores da arte nacional que foram autênticos visionários.
As suas obras, criadas no período entre o fim do Estado Novo e o advento do regime democrático, juntam-se nesta coleção e mostram-se agora no Centro Cultural de Cascais, com o seu primeiro piso totalmente transformado para receber criações que muito orgulham o nosso país, interna e externamente.
É especialmente gratificante e honroso acolher Pintura Democrática, coleção de Luísa e Manuel Pedroso de Lima numa altura em que celebramos os cinco anos de atividade do Bairro dos Museus, conceito inovador das Artes em Portugal que tem recolhido o aplauso unânime de instituições parceiras, escolas, famílias, munícipes e turistas.
Agradeço ao colecionador Manuel Pedroso de Lima e aos curadores Joaquim Sapinho e José Manuel dos Santos toda a disponibilidade, inteligência e aplicação que mostraram por este projeto para que ele pudesse vir a ser, como efetivamente é, uma experiência muito particular à disposição de todos aqueles, munícipes ou não, que queiram fruir esta coleção única.

 

Carlos Carreiras
Presidente da Câmara Municipal de Cascais

 

 6732

 

 

 

E N V O L V E - T E


O Serviço Cultural e Educativo do Bairro dos Museus convida o contador Miguel Gouveia a dar voz a uma seleção de pinturas presentes na exposição "Pintura Democrática". O narrador associa a cada obra um conto que é o fio condutor de uma exploração visual e auditiva. Para desfrutar em família ou sozinh@, em casa ou no jardim.

 

 

 PINTURA DEMOCRÁTICA 12

 

PINTURA DEMOCRÁTICA 1

 

PINTURA DEMOCRÁTICA 7

 

PINTURA DEMOCRÁTICA 44

 

PINTURA DEMOCRÁTICA 2

 

PINTURA DEMOCRÁTICA 8

 

PINTURA DEMOCRÁTICA 5

 

PINTURA DEMOCRÁTICA 9

 

PINTURA DEMOCRÁTICA 11

 

PINTURA DEMOCRÁTICA 3

 

PINTURA DEMOCRÁTICA 6

 

PINTURA DEMOCRÁTICA 10

 

 

 

 

Agenda

<<  Agosto 2020  >>
 Se  Te  Qu  Qu  Se  Sá  Do 
       1  2
  3  4  5  6  7  8  9
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31