Início Exposições Em exibição LIVRO COMO OBJETO
LIVRO COMO OBJETO

LIVROOBJETO

755 LIVROOBJETO

A exposição nasce da reflexão e consequente exploração do conceito de livro não só enquanto objeto artístico, mas também enquanto objeto pedagógico mediador. O livro - na condição de objeto tocável, transportável, criativo e plástico – é apresentado através dos olhares de vários artistas que o abordam como parte integrante do seu processo criativo.

Propomos, assim, um diálogo visual entre livros, pelas suas características «objetuais» e conceptuais, e também uma conversa aberta entre artistas e público, pela pertinência da partilha do ato de fazer uso do livro enquanto expressão e mediação.

O livro objeto pode conter múltiplos significados e outros tantos formatos. É um objeto (intemporal) atemporal que cruza diversas práticas artísticas: quer pela sua valência de registo para alguns dos mestres do desenho do século XV (como no caso dos Cadernos de Leonardo Da Vinci); quer pela sua qualidade de diário gráfico e fiel confidente de viagens (no caso do Arquiteto Raul Lino, projetista da Casa de Santa Maria); quer mesmo pela sua plasticidade e maleabilidade que, neste caso, o livro (de artista) assume a partir da segunda metade do século XX no domínio das Artes Visuais.

20190607 163105

O livro é, afinal, um objeto com a capacidade de nos transportar para uma vertente pedagógica e mediadora, aqui enquadrado na prática de mediação artística cultural do Serviço Educativo do Bairro dos Museus, e proposto como modus operandi junto dos públicos em prol da educação pela arte em múltiplos contextos.

Recuperamos, então, a importância dos sentidos na vivência do objeto criativo, através do livro ao alcance das nossas mãos e na expetativa de despertar mais relações e interpretações no visitante-leitor-espectador.

Assegurámos, por fim, um programa tão diversificado que integra conversas, visitas e ateliês, abrindo espaço ao manuseamento e criação de livros de autor.

Catarina Aleluia
Serviço Cultural e Educativo do Bairro dos Museus

755 sala 5 vol. VI

ANA JOÃO ROMANA

Ana João Romana (1973) é licenciada em Pintura (Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa), tem Pós-graduação em Museologia e Património (Universidade Nova de Lisboa), Mestrado em Gravura (Royal College of Art) e é doutorada na área do Livro de Artista (Universidade do Algarve), com a tese Publicar a história/estória do livro de artista em Portugal. Expõe regularmente desde 1996, em Portugal, Reino Unido, Finlândia, Suécia, Noruega, Irlanda, Espanha, Itália, Japão, China, Brasil, Estados Unidos da América e Dubai. Além do trabalho como artista plástica desde 2000 desenvolve trabalho como editora, dos seus próprios livros de artista e de outros autores, trabalhou como mediadora na área da arte moderna e contemporânea em projetos com ligação ao livro. Foi bolseira do Serviço de Belas Artes da Fundação Calouste Gulbenkian, Artworks Wales, Pollock-Krasner Foundation e Fundação para a Ciência e a Tecnologia. É docente na Escola Superior de Artes & Design de Caldas da Rainha.

O programa da disciplina de Livro de Artista da ESAD.CR* é articulado com um projeto pedagógico iniciado em 2011 – Edições da Sala 5 – coordenado por Ana João Romana. Trata-se de um projeto de assembling que reúne páginas (de diversos formatos) elaboradas pelos alunos, onde cada um traz o seu trabalho autoral.
É recuperada a filosofia dos primeiros assemblings dos anos 1970, uma obra em colaboração entre vários autores, para a qual o editor apenas pede as contribuições e define o número da tiragem. Todos os autores envolvidos neste projeto participam para a definição e produção da publicação, fazendo com que os vários volumes sejam diferentes pela sua natureza colaborativa.

755 Paisagem s povoamento2-019

ANA SÉRIO

Ana Sério (Oeiras, 1976) vive e trabalha em Carcavelos. Em 2000 licenciou-se em Artes Plásticas/Pintura pela Faculdade de Belas-Artes de Lisboa. Nesse mesmo ano foi distinguida com o 1º Prémio João Barata
2000, facto que lhe proporcionou realizar a sua primeira exposição individual "Vivências" na Galeria Barata.

A partir desse ano realizou diversas exposições individuais e coletivas. Em 2001/2002 prosseguiu os seus estudos em Inglaterra onde obteve o Mestrado em Belas-Artes (Norwich University of the Arts). Foi-lhe atribuída uma bolsa de estudos por
essa universidade e pela Fundação Cidade de Lisboa. Em 2002 esteve representada na Feira de Arte Contemporânea do Estoril onde lhe foi atribuído o 1ºPrémio - Prémio Artur Bual. Em 2012 obteve o Certificado de Competências Pedagógicas.
Realizou duas peças de arte pública. A sua obra faz parte de diversas coleções: Câmara Municipal de Torres Vedras, CINVESTE, Fundação Cidade de Lisboa, Faculdade de Direito e Universidade de Lisboa; Fundação D.Luís, Ivam (Institut Valencià d'Art Modern), Oitavos Hotel. É representada pela Galeria São Mamede.

755 recife1

NIC E INÊS

Casa Nic e Inês, um casal de Artistas-Professores-Autores. Nicholas Carvalho (1982, África do Sul) e Inês Almeida (1986, Évora) licenciaram-se pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. Mais tarde Inês publicou a sua tese de mestrado "O Livro de Artista: Um meio de exploração criativa"* o que fez com que ambos se apaixonassem pelos livros; e por isso, criaram e expuseram muitos dos seus próprios Livros de Artista experimentais. Em 2013 criaram a Casa Nic e Inês, um projeto de educação artística que já conta com mais de 200 ações de formação. Atualmente ensinam em contexto escolar e dão formação a docentes, tendo como parceiros o Museu do Oriente e diversas câmaras municipais. Nic e Inês continuam a criar livros de artista únicos, que servem também de ferramenta pedagógica no ensino. Mais recentemente deram a volta ao mundo, numa viagem que os levou a três continentes em busca de inspiração. Fizeram apresentações e workshops nos EUA, Coreia do Sul, Vietname, Taiwan e Austrália.

*2012, FBAUL. Tese de mestrado, Ensino de Artes Visuais,
Universidade de Lisboa.

755 IMG 20190528 180934

LEONOR PÊGO

Nasce em Lisboa (1979), vive e trabalha em Cascais. É licenciada em Escultura pela Faculdade de Belas- Artes da Universidade de Lisboa, e expõe coletiva e individualmente desde 2002. No seu trajeto artístico debruça-se sobre questões relacionadas com a natureza através do desenho, livro

de autor, escultura em metais e Land Art. Está representada com escultura Pública no Montijo e nos Açores. Lecionou Escultura no Ar.Co – Centro de Arte e Comunicação Visual, entre 2006 e 2011. Coordena, em contexto escolar público, o ensino artístico e o projeto de Ludobibliotecas.
Cinco Livros de Autor desenvolvidos com turmas, sob a sua orientação e mediação, foram premiados no concurso "Pequeno Grande C – Livros de autor" da Fundação Calouste Gulbenkian. Concebe e orienta oficinas pedagógicas em instituições públicas e privadas como a Fundação Calouste Gulbenkian, o CCB, o Teatro Municipal Maria Matos, Solar dos Zagallos e bibliotecas. É mãe e grande amante da natureza.

20190607 163923

ATELIÊS, CONVERSAS E VISITAS

Jovens e Adultos (+15) | Máx.15pax por conversa | Máx.6pax por ateliê |Gratuito até aos 18 anos | +18anos 5€ bilhete combinado Casa de Santa Maria + Farol Museu de Santa Marta.
As atividades acontecem na Casa de Santa Maria, sob a orientação da equipa do Serviço Cultural e Educativo do Bairro dos Museus.

8 de junho

11h-13h à conversa com... Leonor Pego e Casa Nic e Inês
14h-14h30 visita à exposição
14h30-17h30 construção livro leporello (jardim da CSM)

25 de junho
10h-13h construção livro bandeira/flag book (jardim da CSM)
14h30-17h visita orientada à exposição

26 junho
10h-13h construção livro triangular (jardim da CSM)

14h30-17h visita orientada à exposição
  6 de julho

11h-12h30 à conversa com... Ana Sério e Andreia Tibério dos Santos (Arte no Livro)
12h30-13h30 visita à Oficina Arte no Livro, com Andreia Tibério dos Santos.
15h-18h encadernação japonesa (jardim da CSM)

27 de julho
11h-12h30 à conversa com... Ana João Romana