Frontpage Slideshow (version 2.0.0) - Copyright © 2006-2008 by JoomlaWorks
Início envolve-te PRIVATE LIVES . Susana Borges

185 privlives

 

 

 

 

 

 

P R I V A T E   L I V E S


 

Apresentado no Auditório do Casino do Estoril de 7 de Fevereiro a 2 de Março de 2019.

 

 

 

 

Martinho Silva  Suzana Borges II Acto

Martinho Silva, Suzana Borges, II Acto, foto de ensaio.

 

 

A PEÇA

 

Private Lives é considerada o melhor exemplo das sofisticadas comédias de Noel Coward, um dos mais proeminentes dramaturgos da sua época. Um estrondoso sucesso, tanto de crítica como comercial, desde a primeira produção em 1930, Private Lives continua um modelo de repertório e de entretenimento há várias décadas.

 

A acção da peça centra-se num casal divorciado, Elyot e Amanda, que se encontram em segunda lua de mel com os seus respectivos novos esposos. Perante a evidência de que ainda se amam e de que nunca se deveriam ter divorciado, abandonam os novos esposos e fogem os dois, embora rapidamente voltem às mesmas violentas discussões que acabaram por minar o seu tempestuoso casamento. Esta é a situação, simples, e de algum modo artificial, que proporciona toda a estrutura que Coward necessita para exercer o seu espírito excêntrico e a sua aprimorada carpintaria de comédia, que são os pontos fortes da peça. Os protagonistas satirizam as hipocrisias e pretensões das maneiras e convenções sociais modernas e procuram o amor verdadeiro em detrimento da ruína das suas reputações. No entanto, assim que se libertam do "mundo exterior" as suas pulsões mais profundas e ciúmes ( as suas "vidas privadas") consomem-nos, prendendo-os num círculo vicioso de amor e ódio.

 

Coward desenha uma comédia bem ritmada, passando da infelicidade ao total absurdo. Levados pelo cinismo e pela irreverência, as suas glamorosas personagens de classe alta parecem incapazes de levar qualquer coisa a sério, por muito tempo— um traço que se tem provado contagiar também o público. Coward acreditava firmemente que o teatro existia para divertimento das pessoas, não para as escrutinar ou moralizar. Nesta perspectiva. Private Lives é considerada um dos duradouros sucessos do teatro moderno de comédia.
Private Lives, introdução, traduzida da net.

 

 

 

Suzana Borges Martinho Silva II Acto foto de ensaio

Suzana Borges, Martinho Silva, II Acto, foto de ensaio,

 

 

O ESPECTÁCULO


Noel Coward, sobretudo nesta peça que escreveu para si próprio e para Gertrude Lawrence, sua amigo desde os inícios no teatro de ambos - constitui um grande desafio. O universo é o da classe alta inglesa, do final dos anos 20, que não precisa de trabalhar, bem viajada, culta, um exemplo das bright young things do pós guerra. Não há sentimentos, para representar, se bem que o trabalho dos ensaios os explorasse, mas em cena, o ritmo do discurso, que o próprio Coward preconizava, sustenta, em termos sonoros, um universo de espírito, rapidez e brilhantismo, que não é habitual nas salas portuguesas.

 

Suzana Borges e Maria Dias III Acto foto de ensaio

Suzana Borges e Maria Dias, III Acto, foto de ensaio

 

 

É uma comédia para actores sofisticados, e arrojados, que põe à prova a nossa capacidade de sair das fronteiras do naturalismo, ou da comédia mais banal, para nos lançarmos um divertimento de comédia anglo-saxónica dos anos 30 e 40.

Quiz que o cenário e os figurinos, da responsabilidade de Ana Paula Rocha, acompanhassem o estilo elegante e despojado do período Déco, e os dois cenários fazem um contraponto entre os terraços das suites do hotel em Deauville, sobre o mar e ao ar livre, em que o reencontro de Amanda e Elyot, suscita uma inesperada maré, e o ambiente monumental do apartamento da Avenue Montaigne de Amanda onde a paixão adiada por cinco anos se consuma e confirma para desespero dos novos esposos, e renovada surpresa de Amanda e Elyot.

 

 

Martinho Silva Guilherme Barroso copy

Martinho Silva, Guilherme Barroso, III Acto, foto de ensaio.

 

 

privatelives sunaborges

 

 

 

Agenda

<<  Abril 2019  >>
 Se  Te  Qu  Qu  Se  Sá  Do 
  1  2  3  4  5  6  7
  8  91011121314
15161718192021
22232425262728
2930