Frontpage Slideshow (version 2.0.0) - Copyright © 2006-2008 by JoomlaWorks
LITA CABELLUT
755375 LITACABELLUT copy
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
755375 LITACABELLUT
 
 
 
 
 
 
 

[ Piso 0 e 1 ]  13 de Abril a 17 de Junho


LITA CABELLUT: Poetry Never Gives Up

 
 

Depois de Hong Kong, Singapura, Nova Iorque, Londres, Paris e Dubai, Lita Cabellut chega a Portugal com uma mostra de pintura, instalação e escultura no Centro Cultural de Cascais (CCC). Ao todo, mais de 30 obras em larga escala, em dois pisos do CCC, refletem um trabalho carregado de experiências fortes e emocionais da artista. Filha de mãe cigana, viveu nas ruas de Barcelona até aos 12 anos, altura em que foi adotada por uma família, que lhe viria a apresentar, aos 13 anos, o Museu do Prado. Ali encontrou a sua vocação, inspirada por nomes como Velásquez, Goya ou Frans Hals. A exposição "Poetry Never Gives Up" decorre no âmbito da programação do Bairro dos Museus de Cascais.

 

O retrato, em larga escala, ganha protagonismo na sua obra, provocando "uma emoção estética no espectador". Cabellut desenvolveu uma técnica única e inimitável, que junta modernas aplicações de tinta a óleo e as técnicas de frescos tradicionais, influenciada pela obra de grandes mestres espanhóis e holandeses. Nas suas criações coloca as emoções e experiências que a vida lhe ensinou. Estudou e expôs pela primeira vez aos 17 anos.

 

Aos 19 anos deixa a Espanha para estudar na Academia Gerrit Rietveld, em Amesterdão, cidade onde ainda hoje vive e trabalha no seu ateliê. Ao longo de cerca de quatro décadas de produção artística com uma liberdade criativa que ultrapassa os limites convencionais da pintura, Lita Cabellut cria uma obra que a coloca entre os nomes incontornáveis da atual História de Arte. Artista em pleno processo criativo no seu ateliê, num vídeo de 2'41", da sua autoria e que intitulou de "Testemunho".

 

A RTVE (Rádio e Televisão pública de Espanha) dedicou-lhe já vários documentários, entre os quais se destaca "Lita Cabellut Crónicas", produzido no ateliê da artista, com entrevista de vida e obra.

 

Lita Cabellut adianta: "A luz dá-me força para encontrar as formas, as cores e toda essa gama que forma as emoções que pode ter um retrato". Acrescenta que "eu sou mais que um pintor, eu sou um contador de histórias".

 

 

 

 
Geronimo 215x145 30cm
GERONIMO, 2017  Técnica mista sobre tela  215x145 cm

 

Estamos perante a primeira exposição de Lita Cabellut (Sariñena, Huesca, 1961) em Portugal, organizada pela Fundação D. Luís I. Foram seleccionadas obras de algumas das suas principais séries artísticas, que nos permitem conhecer a liberdade criativa de Cabellut, espanhola radicada em Haia, e cujos títulos indiciam o que vamos ver: A mudez da existência, A verdade, O silêncio branco, O grito animal, Os acrobatas da cidade e As estrelas nuas.


As peças nesta mostra, intitulada Poetry never gives up, unem componentes distintos, que são a chave para conhecer a trajectória desta artista de garra. É natural falar de força quando estamos perante qualquer das suas obras. Nelas, transmite-se uma energia por vezes dolorosa, que nos chega de forma imparável. A artista faz com o que o espectador, consciente ou inconscientemente, seja parte das mensagens ocultas nas suas criações. São trabalhos em que a sua alma está presente, graças à ousadia que lhe confere a capacidade única de criar e com a qual inunda o espaço que a rodeia, não deixando lugar, nem ao acaso, nem ao mecânico. As experiências pessoais somadas aos seus conhecimentos artísticos fazem dela uma criadora incansável, uma lutadora imparável. É esta qualidade que faz de Lita Cabellut uma artista incontornável na História da Arte recente. Esta exposição, que reúne trinta e duas obras, constitui uma oportunidade única para compreender o motivo pelo qual Cabellut goza desta posição privilegiada entre os artistas internacionais do nosso tempo.

 

Suzy  230x200 30H
SUZY, 2017  Técnica mista sobre tela  230x200 cm
 

 

 

 

 

 

 


 

 webconvite 2 LITACABELLUT 755

 

 

 

 

 

 

Agenda

<<  Junho 2018  >>
 Se  Te  Qu  Qu  Se  Sá  Do 
      1  2  3
  4  5  6  7  8  910
11121314151617
18192021222324
252627282930