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COLEO DUARTE PINTO COELHO
 
Paramentos Litrgicos
 
 

CASA DUARTE PINTO COELHO, 24 MARO 2018 A NOVEMBRO 2019
 
 
 
 
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MOSTRA INDITA DE PARAMENTOS LITRGICOS 


E m   C A S C A I S

 

 

Paramentos litrgicos catlicos romanos datados desde os meados do sculo XVI at ao sculo XX, de diferentes tcnicas e materiais, mostram-se pela primeira vez ao pblico na Casa Duarte Pinto Coelho, em Cascais. De 24 de maro a 6 de janeiro de 2019, dalmticas, golas, bolsas corporais, pluviais, estolas ou casulas apresentam-se como autnticas obras de arte, exibindo o gosto sofisticado do colecionador e nome reconhecido das artes decorativas em todo o mundo. A exposio integra a programao do Bairro dos Museus de Cascais.

Trata-se de uma coleo desconhecida de Duarte Pinto Coelho. Ouro, seda, cetim ou algodo so alguns dos materiais utilizados na confeo destes trajes, vestes sem mangas ou capas. Estas peas txteis atravessaram vrios sculos, pocas e momentos litrgicos da Igreja catlica.
"A mostra vem reforar a privilegiada cooperao entre a Cmara Municipal de Cascais, a Fundao D. Lus I e a Fundacin Duques de Soria, entidade que detm parte do esplio de Duarte Pinto Coelho", refere o presidente da Cmara de Cascais. Carlos Carreiras enaltece que ", naturalmente, uma honra reforar esta comunicao bilateral, fluida e constante, dando a conhecer ao grande pblico muncipes e visitantes nacionais e internacionais - esta coleo de paramentos litrgicos, que integrou o quotidiano de Duarte Pinto Coelho ou no fosse este cascalense um catlico devoto".
A Fundacin Duques de Soria escolheu Cascais para instalar uma delegao permanente e uma representao da Ctedra Conde de Barcelona, cuja sede est na Casa Duarte Pinto Coelho.
Duarte Maria Egas de Avillez Pinto Coelho [1923-2010] nasceu em Cascais e exerceu a sua atividade de decorador e colecionador em pases africanos e rabes, nos Estados Unidos, em Frana e em Espanha, vindo a fixar residncia em Madrid.
A organizao est a cargo da Fundao D. Lus I, em colaborao com a Cmara Municipal de Cascais. A mostra "Paramentos Litrgicos" decorre, de 24 de maro a 6 de janeiro de 2019, no mbito da programao do Bairro dos Museus de Cascais.


 

 

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PARAMENTOS LITRGICOS


 C o l e o   D u a r t e   P i n t o   C o e l h o

 

Detentor de uma coleco incrivelmente variada de obras de arte e de objectos decorativos de qualidade, que inclua tanto pinturas e esculturas europeias, como lacas e porcelanas asiticas, a par de objectos marchetados de palha, barros malaganhos e loia das Caldas, Duarte Pinto Coelho coleccionou ainda txteis, bem menos conhecidos do pblico. Se algumas das peas txteis assumiram uma funo acima de tudo decorativa e cenogrfica nos ambientes que recriou nas suas residncias, ditados por um estilo grandioso e sofisticado, outras houve que cumpriram uma dimenso mais operativa, como foi o caso das alfaias que reuniu em Trujillo, na igreja do palcio Chaves-Mendoza, onde passava largas temporadas.


Aqui adoptou a mesma lgica que usou na campanha decorativa dos interiores do edifcio, no mbito das obras de recuperao que empreendeu, aps a sua aquisio na dcada de 70 do sculo passado, e investiu na obteno de paramentos histricos que repusessem a dignidade daquele espao e do culto nele praticado. Nesse contexto, no surpreende o facto das suas escolhas incidirem (ainda que no de forma exclusiva) em testemunhos ao gosto barroco, coincidente com o perodo de triunfo da igreja catlica romana, e que tanto admirava de to bem que se adequava ao lado mais teatral e aparatoso das suas intervenes. Afinal, estava em causa o desempenho mediador dos paramentos entre a comunidade e os ministros, tanto no destaque da nobreza do Mistrio celebrado como da esttica festiva da cerimnia.


Mais resguardada - porque mais do que manufacturas txteis ou obras de arte as alfaias so sobretudo objectos detentores de um carcter sagrado, prprio do rito litrgico - esta coleco conheceu, naturalmente, uma menor visibilidade em comparao com outras. A deciso da Fundao D. Lus I expor pela primeira vez ao pblico uma parte deste corpus constitui, pois, uma oportunidade de conhecer uma outra vertente artstica que mereceu o interesse do coleccionador, assim como explorar a sua sensibilidade e gosto pessoal plurifacetado.

 

 

 

 

 

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PLUVIAL

 

Origem de fabrico/datao:
Espanha, final sculo XVI/ incios do sculo XVII
Materiais e tcnicas:
Veludo cortado de seda liso carmim; cetim de seda amarelo; tafet; bordado de aplicao (veludo salmo acastanhado e verde, cetim azul, verde e amarelo, cordo de fios metlicos dourados); galo bordado; firmal metlico; forro de tafet azul.
Dimenses:
Capa de asperges (plana): larg. 280 cm X alt. 128 cm
Sebasto: larg. 21 cm x comp. 280cm
Capuz: alt. 40 cm X larg. 36 cm

 

Pluvial em semicrculo constitudo por panos de veludo cortado liso carmim com capuz em forma de escudo, composto por vaso central e folhagem, cujas terminaes superiores laterais se assemelham a chamas.


O pluvial consiste numa veste ordinria do clero que faz servio de altar sem celebrar, cujo comprimento deve ser at ao taco do calado.  usado sobre os ombros pelo celebrante nos actos litrgicos solenes estranhos Eucaristia, tais como a asperso da gua benta - em que toma especificamente o termo capa de asperges -, as procisses, baptismos, enterros e responsos fnebres, absolvies, as laudes e vsperas solenes e a bno do Santssimo Sacramento. 

 

 

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CASULA

 

Origem de fabrico/datao:
Espanha (?), final do sculo XVI / incio do sculo XVII
Materiais e tcnicas:
Veludo liso cortado, carmim, bordado directo e de aplicao a pontos de seda policroma (de Bolonha, fendido, matiz, cadeia e lanado) e de ouro (fios laminados dourados e prateados, lantejoulas) sobre enchimento (fios e cordes); galo tecido (fios de seda amarela e fios
laminados dourados) e galo tecido e franjado (fios de seda carmim e fios laminados dourados); forro de tafet carmim.
Dimenses:
Frente: alt. 120 cm X larg. 68 cm x larg. ombros 52 cm
Costas: alt. 124 cm X larg. 71 cm

 

Casula com campos de veludo liso cortado carmim bordados com ornatos vegetalistas semelhantes a alcachofras e sebastos dominados por composio de temtica crist, assente na figurao de corpo inteiro de santos com os seus atributos e da Virgem em enquadramentos arquitectnicos. Reconhecem-se, na frente, S. Francisco de Assis recebendo os estigmas e o apstolo e mrtir S. Joo Evangelista em gesto de bno aos fiis segurando um clice com uma serpente.


Nas costas, sucedem-se as imagens da jovem Santa Ins mrtir, com a palma na mo ladeada por cordeiro, Santa Clara com o bculo de abadessa e ostensrio, e Nossa Senhora com o Menino sobre crescente lunar e mandorla radiante.

   

 

 

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