Frontpage Slideshow (version 2.0.0) - Copyright © 2006-2008 by JoomlaWorks
Início Outros Percursos GENARO PEREIRA

genaro 2 185x103

 

 

 

 

GENARO PEREIRA

 

Recital de piano no Auditório do Centro Cultural de Cascais

Domingo, 12 de Março, às 18h00

 

 

 genaro

 

Genaro Feliciano Pereira nasceu no Zimbabwe, tendo depois vivido a sua infância e juventude na África do Sul. E foi na África do Sul, pode dizer-se, que iniciou a sua carreira musical quando, com 8 anos, foi seleccionado para a Drakensberg Boys' Choir School, uma das primeiras escolas multirraciais da Africa do Sul e a única escola de coro em África.

 

02 750

 

Os pontos mais altos da sua ainda juvenil carreira foram, sem dúvida, a primeira audição do novo hino da África do Sul, na cerimónia de abertura do Campeonato Mundial de Rugby e, mais tarde, ter acompanhado, ao piano, o coro da escola, num concerto privado ao Presidente Nelson Mandela.
Ainda antes de ingressar na universidade, na Cidade do Cabo, foi distinguido com diversos prémios, tanto de piano como de composição e teve a honra de ser nomeado Jovem Chefe de Orquestra da Sinfónica de Joanesburgo.

 

Já na universidade, Genaro foi o fundador de um coro de câmara e, para além dos curricula escolares, estudou composição, orquestração e, ainda, música electrónica.
Depois de concluir o curso, instalou-se temporariamente em Paris, tendo frequentado a École Cortot sob a direcção de Paul Blancher e de France Clidat.
O jovem Genaro continua a compor, estando actualmente a concluir a partitura de um ciclo para piano.


Em 2015, Genaro foi convidado para um tour no Zimbabwe, seu país natal, onde se apresentou numa série de recitais, que foi acompanhando com diversas Masterclass vocacionadas para professores e estudantes de música locais. Genaro Pereira foi entretanto nomeado Embaixador Cultural do Zimbabué.

Em 2016, e para além de um segundo tour no Zimbabué, participou em vários concertos como solista designadamente no Coral Fantasia de Beethoven, com orquestra e o coro VociHarmonie, num recital de Liszt no Chateau de Marie d'Agoult, no Sul de França e apresentou-se, pela primeira nos Estados Unidos da America, num recital de piano.

 

01 750


No próximo domingo, 12 de Março, Genaro Pereira apresenta-se pela primeira vez em Portugal, para um recital de piano, no Centro Cultural de Cascais, às 18 horas, interpretando obras de Schuman, Mozart, Respighi e Óscar da Silva, um virtuoso pianista e ilustre compositor que nasceu no Porto em 1870, iniciando a sua carreira musical com idade mais avançada do que Genaro; Óscar tinha «já» 10 anos!

Os bilhetes (8.00 €) estão à venda na BOL (Bilheteira On Line) à qual pode aceder directamente aqui , ou na recepção do Centro Cultural de Cascais no dia do recital. 

 

 

01  

 

 

O lendário John Densmore, baterista dos The Doors e autor do igualmente lendário Riders on the Storm, escreveu o seguinte sobre o jovem pianista: 

« Virtuoso pianist Genaro Pereira understands contrast. Coupling together an evening of several, two-piece musical vignettes, he has tapped into the full gamut of emotions elicited by the composers. Gentle Satie leading into J.S.B., dramatic Berio into ethereal Debussy, and challenging Schoenberg into Ludwig Van results in an extremely satisfying evening. What makes it all work is the unique pairing, along with a masterful craftsman who is totally in the moment while crossing these unusual musical bridges. Bravo!» 

 

 

 

 

 

 

 

 

Em Destaque

Man Ray Noire et Blanche Paris 1926 185

EM ABRIL, NA CASA SOMMER

...

CONVERSAS 185

RAÚL LINO E A CASA DE SANTA MARIA, OU UM POSSÍVEL ARQUITETAR DE CASAS SIMPLES... ...

Agenda

<<  Abril 2017  >>
 Se  Te  Qu  Qu  Se  Sá  Do 
       1  2
  3  4  5  6  7  8  9
10111213141516
17181920212223
24252627282930