CICLO - HOMENAGEM

Fernando Lopes-Graça, 1906-1994

retrospetiva nos 111 anos do compositor

FL-G1Clique na imagem para visualizar toda a programação

Revisitar a vida e obra de Fernando Lopes-Graça é o propósito desta retrospetiva. Escreveu Lopes-Graça, em 1943, que "uma cultura, qualquer espécie de cultura, é incompleta, viciada, unilateral, se só olha para o passado e recusa o presente, naquilo que ele tem ou possa ter de vivo, de criador, de fecundo, se não acompanha o presente no seu caminho de descoberta e de conquista para o futuro". Tal asserção resume a verticalidade com que trilhou uma vida de criador, pensador e cidadão interventivo. A obra musical e literária de Fernando Lopes-Graça é rica e complexa, tecida d

e múltiplos laços, em diálogo com o seu tempo histórico, enraizada no passado, mas, sobretudo, com os olhos no futuro, sem transigências estéticas e em compromisso inabalável de cidadania. Num tempo que é o nosso, em que os valores civilizacionais vacilam ao relativismo, importa, pois, conhecê-la, compreendê-la e partilhá-la.

organização

Câmara Municipal de Cascais e Fundação Dom Luís I,

com a colaboração do CESEM - Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical da Universidade Nova de Lisboa e da Associação Fernando Lopes-Graça

comissão científica
Mário Vieira de Carvalho, Paulo Ferreira de Castro e João Pedro d'Alvarenga

coordenação

VI Prémio Internacional de Composição

Fernando Lopes-Graça

2017

A Câmara Municipal de Cascais, a Fundação D. Luís I e o Museu da Música Portuguesa promovem em 2017 o VI PRÉMIO INTERNACIONAL DE COMPOSIÇÃO FERNANDO LOPES-GRAÇA, na sua 17ª edição.Esta edição contempla a composição de obras para piano a 4 mãos, com duração entre 7' e 10'.
O júri é constituído pelos compositores António Pinho Vargas, Nuno Corte-Real e Sérgio Azevedo.
O limite para a entrega das obras é dia 20 de Outubro de 2017. A entrega do prémio e o concerto de audição da obra vencedora terá lugar no dia 17 de Dezembro de 2017, data em que se comemoram os 111 anos sobre o nascimento do compositor Fernando Lopes-Graça.

CONSULTE AQUI O REGULAMENTO:            PORTUGUÊS                              INGLÊS

750FL-G

Fotografia de Fernando Lopes-Graça © Eduardo Gageiro