Início Exposições A colecção da Fundação RECITAL OCCO - SIVAN ROTEM

DOMINGO, 21 MAIO ÀS 18H,
AUDITÓRIO_CENTRO CULTURAL DE CASCAIS

DSC08207 750x563

Sivan Roten na sua Exposição ISRAEL MÁGICO, no Espaço Memória dos Exílios no Estoril, patente até 17 de Setembro.

Sivan Rotem, virtuosa soprano Israelita, mas também pintora, está em Cascais. Ontem, ao cair da tarde, Sivan Rotem - a Pintora - inaugurou no Espaço Memória dos Exílios a exposição ISRAEL MÁGICO.

No próximo domingo, dia 21, Sivan Rotem - a soprano - dará um recital no auditório do Centro Cultural de Cascais, às 18h00.

SIVAN ROTEM nasceu na Argentina, mas viajou com os Pais e Irmãs para Israel, onde se fixaram. Cresceu num kibutz no vale do rio Jordão, junto do Mar da Galileia e a pouco mais de 40 quilómetros de Nazareth. E foi aí que, ainda muito jovem, iniciou o seu percurso na música. Estudou violino, do qual foi dedicada intérprete ao longo de vários anos, tendo a sua formação artística incluído também o ballet. Contudo, cedo se voltou para o canto lírico, revelando uma voz soberba. Depois de um curso superior em Literatura e Língua Inglesa, licenciou-se na Academia de Música de Tel Aviv, tendo posteriormente aprofundado os seus estudos de canto lírico nos Estados Unidos da América, acompanhada e orientada pela cantora norte-americana, e famosa professora de canto, Ellen Faull.

Logo a seguir, as suas primeiras digressões nos Estados Unidos distinguiram a sua «angélica voz de Soprano» e «o seu enorme talento de cantora lírica», como então referiu a Imprensa norte-americana. Hoje em dia, Sivan Rotem é sem dúvida uma das melhores cantoras líricas Israelitas. Estreou-se na Orquestra Filarmónica de Israel, com o extraordinário Maestro Zubin Mehta, colhendo, desde então, aplausos e encores um pouco por todo o Mundo. Um dos seus mais recentes sucessos foi em Montevideo, interpretando Alice Ford no FALSTAFF, a ópera que Verdi tão primorosamente adaptou da peça de Shakespeare, The Merry Wives of Windsor.

VIVA O AMOR 530x750

E é já no próximo domingo, 21 de Maio, que vamos ter o privilégio de poder ouvir a sua magnífica voz, no auditório do Centro Cultural de Cascais, acompanhada por Paulo Pacheco, pianista, da OCCO - Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras. O Recital terá início às 18 horas e o programa integra obras de Eduard Toldrà, Xavier Montsalvatge, Alberto Ginastera e algumas canções tradicionais israelitas.

E, depois de ouvir a sua voz talentosa, visite a exposição da Soprano israelita que, há pouco mais de 7 anos, decidiu também ser pintora. Trata-se de uma selecção de 20 quadros reunidos sob o título genérico Israel Mágico, que inaugurou esta quinta-feira no Espaço Memória dos Exílios, que ocupa o 1º piso do icónico edifício dos Correios, no Estoril.

Destaque, também, para o envolvimento da Embaixada de Israel em Portugal, que apoiou decisivamente a vinda de Sivan Rotem a Cascais, pelo que a Câmara Municipal de Cascais e a Fundação D. Luís I agradecem a Israel, na pessoa da Senhora Embaixadora Tzipora Rimon.

17 SETEMBRO EM CASCAIS

Vanessa Redgrave185x104