CELEBRAR OS 150 ANOS DO NASCIMENTO DE W. B. YEATS
O início da sessão é marcado pela inauguração de uma exposição de arte, da autoria de alunos da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, cujas obras se baseiam na interpretação de poemas de W.B. Yeats. A exposição estará patente até 8 de Novembro. Esta evocação dos 150 anos do nascimento do grande poeta e dramaturgo irlandês, integrará ainda a apresentação da exposição intitulada A Vida e a Obra de William Butler Yeats, além de uma palestra em que participam a Professora Patrícia Silva Mac Neill, a neta do Poeta Caitríona Yeats e o Dr. Bartholomew Ryan. Yeats foi distinguido com o Prémio Nobel da Literatura em 1923. Teve uma intervenção decisiva no Renascimento literário irlandês e como ilustre dramaturgo foi um dos fundadores do Abbey Theatre.
A neta de W.B. Yeats, a harpista Caitríona Yeats, que estará em Cascais para participar nesta celebração dos 150 anos do nascimento do Poeta irlandês
Williem B. Yeats é frequentemente considerado um dos poetas chave em língua inglesa do século XX, sendo de notar que contrariamente aos outros poetas modernistas britânicos, cultores do verso livre, Yeats era um mestre das formas poéticas tradicionais. Para além da literatura e do teatro, Yeats sentia também enorme fascínio pelo esoterismo, o misticismo e a magia. Na companhia de alguns amigos funda a Ordem Hermética de Dublin. E, no primeiro ano do século XX torna-se dirigente da Ordem Hermética da Aurora Dourada; uma sociedade secreta criada em Inglaterra em 1888 que reunia várias vertentes do Ocultismo e na qual o mundialmente famoso mago negro britânico, Aleister Crowley, viria também a ser iniciado. Morreu com 73 anos num hotel em Menton, uma pequena cidade francesa na costa do Mediterrâneo, em Janeiro de 1939, já o seu País natal era a República da Irlanda, para onde viria a ser transladado.
O histórico ABBEY THEATRE, na esquina da Abbey St. com a Marlborought St.
|