W. B. YEATS

XXL wb

W. B. Yeats hor 750x530 copy

CELEBRAR OS 150 ANOS DO NASCIMENTO DE W. B. YEATS

Para comemorar os 150 anos do nascimento do grande poeta irlandês, William Butler Yeats, a Irish Association, em colaboração com a Fundação D. Luís I, a Embaixada da República da Irlanda em Portugal e a Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, irá promover, no âmbito da programação do Bairro dos Museus, uma sessão evocativa da importante efeméride, intitulada Cast A Cold Eye, que terá lugar no Museu Condes de Castro Guimarães, em Cascais, no próximo dia 15 de Outubro, pelas 19 horas.

O início da sessão é marcado pela inauguração de uma exposição de arte, da autoria de alunos da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, cujas obras se baseiam na interpretação de poemas de W.B. Yeats. A exposição estará patente até 8 de Novembro.

Esta evocação dos 150 anos do nascimento do grande poeta e dramaturgo irlandês, integrará ainda a apresentação da exposição intitulada A Vida e a Obra de William Butler Yeats, além de uma palestra em que participam a Professora Patrícia Silva Mac Neill, a neta do Poeta Caitríona Yeats e o Dr. Bartholomew Ryan.

Yeats foi distinguido com o Prémio Nobel da Literatura em 1923. Teve uma intervenção decisiva no Renascimento literário irlandês e como ilustre dramaturgo foi um dos fundadores do Abbey Theatre.

Caitríona Yeats

A neta de W.B. Yeats, a harpista Caitríona Yeats, que estará em Cascais para participar nesta celebração dos 150 anos do nascimento do Poeta irlandês

wby

W. B. Yeats nasceu em Dublin, a 13 de Junho de 1865. Por intermédio do seu pai conheceu Bernard Shaw, William Morris e Oscar Wilde. Com pouco mais de 20 anos tornou-se correspondente literário de dois jornais americanos. E com 28 anos publicou os seus primeiros poemas na colectânea The Celtic Twilight (1893). Poemas marcados por uma certa exuberância romântica, que viria a dar lugar, cerca de uma década mais tarde, a um estilo modernista e mais austero, que poderia talvez caber na ideia de poesia mais séria; fruto dos seus 40 anos, certamente, mas também do estreito relacionamento com poetas modernistas e do envolvimento no movimento nacionalista irlandês.

William Butler Yeats teve uma importância crucial no Renascimento Literário Irlandês, partilhando com um vasto grupo de escritores um movimento que animou uma nova apreciação da literatura e da poesia de temática Celta, traduzindo do Gaélico histórias tradicionais, contos, epopeias, lendas e peças para teatro que lembraram aos irlandeses um passado, uma história, uma música e uma literatura das quais deviam orgulhar-se. W.B. Yeats foi ainda um dos quatro fundadores do Abbey Theatre, uma das grandes conquistas do Renascimento Irlandês, inaugurado em Dezembro de 1904 com duas peças do próprio Yeats.

Em 1923 foi galardoado com o Prémio Nobel de Literatura e em 1934 partilhou com Rudyard Kipling o Prémio Gothenburg de Poesia.

Williem B. Yeats é frequentemente considerado um dos poetas chave em língua inglesa do século XX, sendo de notar que contrariamente aos outros poetas modernistas britânicos, cultores do verso livre, Yeats era um mestre das formas poéticas tradicionais. Para além da literatura e do teatro, Yeats sentia também enorme fascínio pelo esoterismo, o misticismo e a magia. Na companhia de alguns amigos funda a Ordem Hermética de Dublin. E, no primeiro ano do século XX torna-se dirigente da Ordem Hermética da Aurora Dourada; uma sociedade secreta criada em Inglaterra em 1888 que reunia várias vertentes do Ocultismo e na qual o mundialmente famoso mago negro britânico, Aleister Crowley, viria também a ser iniciado.

Morreu com 73 anos num hotel em Menton, uma pequena cidade francesa na costa do Mediterrâneo, em Janeiro de 1939, já o seu País natal era a República da Irlanda, para onde viria a ser transladado.

Abbey Theatre 750

O histórico ABBEY THEATRE, na esquina da Abbey St. com a Marlborought St.

<<  Setembro 2017  >>