Frontpage Slideshow (version 2.0.0) - Copyright © 2006-2008 by JoomlaWorks
Início Outros Percursos CICLO «IMAGEM E MEMÓRIA»

CicloCinema Imagem250x750

  

 

 

 

CICLO «IMAGEM E MEMÓRIA»

AS SESSÕES REALIZAM-SE NO "ESPAÇO MEMÓRIA DOS EXÍLIOS" NO ESTORIL

Edifício dos CTT - Avenida Marginal (entrada livre)

 

Na evocação dos 70 anos da Libertação de Auschwitz, a Memoshoá, em parceria com o Câmara Municipal de Cascais e a Fundação D. Luís I, realiza no Espaço Memória dos Exílios, no Estoril, a IV edição do ciclo de cinema „Imagem e Memória" – 70 anos do fim da Segunda Guerra Mundial e da Libertação de Auschwitz, que integra a programação do Bairro dos Museus.
Num ano de importante reflexão sobre o fim de um conflito europeu que deixou marcas profundas, a memória da humanidade deve continuar em alerta para que a História não se possa repetir.
É impossivel esquecer o extermínio de milhões de pessoas pelo simples facto de terem nascido judeus, raça que não merecia habitar a face da terra, de acordo com os ideiais nazis, ou pelo facto de ser cigano, deficiente ou homosexual.
Este ciclo de cinema, que é complementado com uma pequena exposição de materiais evocativos da II Guerra Mundial, tem tido como objetivo fazer uma viagem a um passado não muito longíquo e que corresponde a uma das fases mais dramáticas da história da Humanidade, i.e., pretende promover a reflexão e o debate sobre um acontecimento que marcou o século XX.
As atrocidades do nazismo em campos de concentração e extermínio, como Auschwitz-Birkenau, terminam com a libertação dos prisioneiros por tropas soviéticas em 1945. Passados 70 anos, evoca-se este feito para que, lembrando, não se esqueça nunca!

 

 

11 DE SETEMBRO | 21h00

AMEN

De Costa-Gavras | Produção: Alemanha/Roménia/França (2002)
Interpretação: Ulrich Tukur, Mathieu Kassovitz, Ion Caramitru, Marcel Iures | Duração: 132 min. (2h12)

 AMEN

AMEN, do grego Costa-Gavras, aponta o foco da sua lente, sem rodeios, às relações entre o Vaticano e a Alemanha nazi, baseando o argumento num facto historicamente verdadeiro: o químico alemão Kurt Gerstein, oficial das SS durante a 2ª Guerra Mundial, desenvolveu uma substância tóxica, o gás Zyklon B, para purificar a água potável usada pelos soldados alemães. Viria no entanto a ficar horrorizado quando descobriu que a sua invenção era testada em judeus e usada para os exterminar nos campos de concentração. O oficial das SS tenta alertar o mundo para as atrocidades nazis.
Apresentado e comentado por Cláudia Ninhos 

 

12 DE SETEMBRO | 15h00

VALQUÍRIA

De Bryan Singer | Produção: USA (2008)
Interpretação: Tom Cruise, Kenneth Branagh, Bill Nighty | Duração: 121 min (2h00)

 VALQUÍRIA

Ferido em combate, o general alemão Claus von Stauffenberg regressa a África para se juntar à resistência alemã e colaborar na criação da Operação Valkyrie, um plano complexo e perigoso com o objectivo de destituir Hitler e substitui-lo no poder. O destino e as circunstâncias fazem com que Stauffenberg (Tom Cruise) se torne uma peça central na missão. Além de liderar o golpe, tem a mais difícil missão: matar Hitler com as próprias mãos.
Apresentado e Comentado por Fernando Rosas

 

18 DE SETEMBRO | 21h00

JOHN RABE – O NEGOCIADOR
de Florian Gallenberg | Produção: Alemanha, China, França (2009)
Interpretação: Ulrich Tukur, Daniel Brühl, Steve Buscemi | Duração: 134 min (2h14)

 JOHN RABE  O NEGOCIADOR

John Rabe é um comerciante alemão que trabalha numa filial da Siemens, na China, onde vive há 30 anos. Mas tinha chegado o momento de voltar à Alemanha. Contudo, durante a sua festa de despedida, todos são surpreendidos por um violento ataque japonês que ficou conhecido como o Massacre de Nanking. John Rabe decide então continuar na China e, com outros cidadãos estrangeiros, cria uma zona de segurança para civis onde milhares de pessoas se refugiam, mas os japoneses estão determinados em destruir o abrigo. O filme baseia-se na situação verídica de um herói alemão durante os tempos impiedosos da guerra.
Apresentado e comentado por António Louçã

 

19 DE SETEMBRO | 15h00

INVENCÍVEL
De Angelina Jolie | Produção: USA (2009)
Interpretação: Ulrich Tukur, Daniel Brühl, Steve Buscemi | Duração: 137 min (2h17)

 INVENCÍVEL

Louis "Louie" Zamperini, famoso atleta olímpico e herói de guerra, sobrevive durante mais de um mês, numa jangada à deriva, com dois companheiros. Tinham escapado a um terrível acidente de guerra, quase fatal, durante a 2º Guerra Mundial. Ao reencontrar terra firme é resgatado pela marinha japonesa que, no entanto, o faz imediatamente refém num campo de prisioneiros de guerra. Um filme que reflecte o drama verídico que o jovem atleta enfrentou na luta pela sobrevivência.
Apresentado e comentado por Carlos Guerreiro

 

26 DE SETEMBRO | 21h00

O RESGATE DO SOLDADO RYAN
De Steven Spielberg | Produção: USA (1998)
Interpretação: Tom Hanks, Tom Sizemore, Matt Damon | Duração: 169 min (2h49)

 O RESGATE DO SOLDADO RYAN

Ao desembarcar na Normandia, a 6 de Junho de 1944, o capitão Miller (Tom Hanks) recebe a missão de comandar um grupo do segundo batalhão para resgatar o soldado James Ryan, o mais novo de quatro irmãos, dos quais três já tinham morrido em combate. Por ordens do comandante George C. Marshall, eles devem procurar o soldado e garantir o seu retorno, com vida, a casa.
Apresentado e comentado por Sérgio Campos Matos

 

27 DE SETEMBRO | 15h00

A ZONA CINZENTA
De Tim Blake Nelson | Produção: USA (2001)
Interpretação: David Arquette, Velizar Binev, David Chandler | Duração: 108 min (1h48)

 A ZONA CINZENTA

Miklos Nyiszli (Allan Corduner) é um judeu que foi escolhido por Josef Mengele (Henry Stram) para trabalhar como patologista no campo de concentração de Auchswitz. O prisioneiro judeu vive cada hora do seu dia num horroroso dilema: ajudar a exterminar seu próprio povo ou garantir a sua sobrevivência durante mais algum tempo, que ele próprio não faz ideia de quanto será. Tal como ele, existem no campo de extermínio outros judeus dispostos a revoltarem-se contra o exército nazi. Contudo, quando a revolta está prestes a eclodir, descobrem uma jovem adolescente de 14 anos que inexplicavelmente sobreviveu à câmara de gás.
Apresentado e comentado por Isabel Capeloa Gil

 

2 DE OUTUBRO | 21h00

MOLOCH
De Aleksandr Sokurov | Produção: França (1999)
Interpretação: Leonid Mozgovoy, Yelena Rufanova, Vladimir Bogdanov | Duração: 108 min (1h48)

 MOLOCH

Um dia na intimidade de Hitler, no seu refúgio de Berchtesgaden, nos Alpes, na companhia da sua amante Eva Braun e de alguns dos seus mais íntimos colaboradores: Göbbels e Bormann. Passam um dia descontraído entre refeições, passeios e danças na montanha, pontuado com discussões paradoxais que retratam a figura de um ditador decadente, paranóico e infantilizado, rodeado de um grupo servil e invejoso. "Moloch" é o primeiro de um conjunto de quatro filmes idealizados pelo realizador Aleksandr Sokurov sobre homens de poder do século XX.
Apresentado e comentado por Elsa Mendes

 

3 DE OUTUBRO | 15h00

O HOMEM DECENTE
De Vanessa Lapa | Produção: Áustria / Israel (2014) | Documentário | Duração: 94 min (1h34)

 O HOMEM DECENTE

Através de um vasto conjunto de cartas, fotografias e diários encontrados na casa de Himmler, em 1945, o filme revela a vida e a mente do "Arquiteto da Solução Final", Heinrich Himmler. Himmler escreve: "Na vida, é preciso ser decente, corajoso e ter bom coração". Como é que alguém pode ser um herói aos seus próprios olhos e um assassino aos olhos do mundo? Um retrato único de uma das figuras mais proeminentes do Terceiro Reich: o responsável máximo pelas SS: Heinrich Himmler.
Apresentado e comentado por António Cunha

 

9 DE OUTUBRO | 21h00

EUROPA, EUROPA
De Agnieszka Holland | Produção: Alemanha, França, Polónia (1990)
Interpretação: Solomon Perel, Marco Hofschneider, René Hofschneider | Duração: 112 min (1h52)

 EUROPA EUROPA

Uma excelente realização da cineasta polaca Agnieszka Holland que conta a história de um adolescente alemão de ascendência judaica, Solomon Perel, que escapa ao holocausto escondendo a sua verdadeira identidade e encontrando refúgio, paradoxalmente, no seio da Juventude Hitleriana. A experiência de vida de Soloman Perel é historicamente real, tendo nascido na Alemanha em Abril de 1925. Fez recentemente 90 anos.
Apresentado e comentado por Adérito Tavares

 

10 DE OUTUBRO | 15h00

FUGA DE SOBIBOR
De Jack Gold | Produção: Inglaterra (1987)
Interpretação: Alan Arkin, Joanna Pacula, Rutger Hauer | Duração: 143 min (2h23)

 FUGA DE SOBIBOR

Sobibor era um campo de extermínio nazi localizado na Polónia, onde as pessoas consideradas improdutivas têm de imediato o seu destino traçado: a morte. Os prisioneiros poupados trabalham no acampamento, sujeitos às condições mais degradantes e desumanas impostas pelos oficiais nazis. Ao reviver em cada dia que passa um destino cada vez mais desumano, os prisioneiros planeiam o impossível - fugir de Sobibor! Uma história verídica que reflecte a força, a coragem e a resistência do espírito humano. A única revolta bem-sucedida em campos de extermínio. Foi em 14 de Outubro de 1943

Apresentado e comentado por Irene Pimentel

 

16 DE OUTUBRO | 21h00

IDA
De Pawel Pawlikowski | Produção: Polónia (2013)
Interpretação: Agata Kulesza, Agata Trzebuchowska,,Dawid Ogrodnik | Duração: 82 min (1h22)

 IDA

Anna é uma bonita jovem de 18 anos, que irá em breve celebrar os votos definitivos para se tornar freira no convento onde vive desde que ficou órfã, em criança. Mas antes dos votos, a Madre leva-a a conhecer a única familiar viva, a tia Wanda. As duas mulheres embarcam numa viagem à descoberta de si próprias e do passado que têm em comum. Anna descobre que é judia e que o seu verdadeiro nome é Ida. Esta revelação leva-a a dar início a uma jornada para desvendar as suas raízes e a verdade sobre a sua família.

Apresentado e comentado por António Marujo

 

17 DE OUTUBRO | 15h00

HANNAH ARENDT
De Margarethe von Trotta | Produção: Alemanha / França (2012)
Interpretação: Barbara Sukowa, Axel Milberg | Duração: 113 min (1h53)

 HANNAH ARENDT

Hannah Arendt (Barbara Sukowa) e seu marido Heinrich (Axel Milberg) são judeus alemães que chegaram aos Estados Unidos como refugiados de um campo de concentração nazi, em França. Após assistir ao julgamento de Adolf Eichmann, a Hannah Arendt atreve-se a escrever sobre o Holocausto em termos inauditos. O seu trabalho provoca imediatamente o escândalo, mas Arendt mantém-se firme ao ser atacada tanto por inimigos como por amigos. Hannah Arendt é um retrato do génio que abalou o mundo com a sua tese sobre a "banalidade do mal".

Apresentado e comentado por José Gomes Pinto

 

30 DE OUTUBRO | 21h00

RESCALDO

De Wladyslaw Pasikowski | Produção: Polónia (2012)
Interpretação: Maciej Stuhr, Ireneusz Czop, Zbigniew Zamachowski | Duração: 107 min (1h47)

 RESCALDO

Durante a II Guerra Mundial, muitos ataques foram perpetrados contra judeus, nomeadamente na Polónia, exterminando metodicamente milhões de vidas humanas. Depois da morte do pai, um homem polaco regressa à sua cidade natal. E descobre um segredo que mudará a sua vida para sempre.
Apresentado e comentado por Ricardo Presumido

 

31 DE OUTUBRO | 15h00

O QUE AMA A VIDA A HISTÓRIA DE AVRAHAM AVIEL
Museu Yad Vashem | Produção: Israel (2013) | Documentário | Duração: 57 min

 O QUE AMA A VIDA

Uma viagem autobiográfica de Avraham Aviel, que nasceu em 1929 na aldeia agrícola de Dowgalishok. O seu pai, Moshe, era ferreiro. E a sua mãe, Sara, pertencia a uma família judia de Ejszyszki, na Lituânia.
Em 10 de Maio de 1942, quando tinha 14 anos, testemunhou o extermínio dos judeus de Radun. A mãe e o irmão mais novo foram assassinados nesse dia. Mais tarde encontrou o pai e o irmão mais velho, que estavam condenados a trabalhos forçados. Um dia conseguiram fugir. Passaram meses escondidos nos bosques, dentro de poços. Algum tempo depois foram capturados e o irmão foi assassinado diante de seus olhos. Mas a luta pela liberdade continuou para Aviel e seu pai. Até que, após repetidas perseguições, também o pai acaba por não escapar à maldade nazi. Mais tarde, já depois da guerra, Aviel formou-se em Jerusalem e testemunhou no julgamento de Eichmann.
Uma história de superação, resistência e luta.

Apresentado e comentado por Jochen Oppenheimer

 

 

Espaço Memória dos Exílios | Av. Marginal, 7152-A (Edifício dos Correios) Estoril | Telf: 21 481 59 30

 

ORGANIZAÇÃO ASSOCIAÇÃO MEMOSHOA

Em colaboração com a Fundação D. Luís I

 

 

 

 

 

 

 

Em Destaque

PAREDÃO DO ESTORIL [Cascais/ Mte Estoril] , 27 DE MAIO A 25 DE JUNHO

arte 2017 185 ...

P E R C U R S O   L U S I T A N O

DSC07682 185

...

Brevemente

CONVERSAS 185

MARTINHO LUTERO: 500 ANOS DEPOIS, Museu Condes de Castro Guimarães dia 9 junho às 21h

Agenda

<<  Maio 2017  >>
 Se  Te  Qu  Qu  Se  Sá  Do 
  1  2  3  4  5  6  7
  8  91011121314
15161718192021
22232425262728
293031