Exposição Colectiva - El Lissitski, K. Malevitch et alii

24 de Novembro a 20 de Janeiro de 2013

xxl vanguardas russas 750x250

Vanguardas russas (1890-1930) é uma designação genérica que permite englobar uma série de movimentos artísticos e culturais que ocorreram na Rússia, em especial imediatamente antes e durante a primeira fase da revolução bolchevique. Apesar da variedade de artistas e escolas que o termo pode abranger, este é mais associado aos movimentos construtivista e suprematista, que em geral ocorreram paralelamente às transformações políticas que se inserem no contexto das vanguardas políticas europeias. Dos artistas que integraram esses movimentos destacam-se, entre muitos outros, Gustav Klutsis,

Vladimir e Gueorgi Stenberg, Nicolai Prusakov, Alexander Rodchenko, El Lissitski, Vladimir Maiakovski, Valentina Kulaguina, Kazimir Malevich, Dziga Vertov: sobre eles sabe-se às vezes mais em termos das suas vicissitudes biográficas que das suas obras é também por isso que a excepcional colecção Vanguardas Russas, propriedade do IVAM (Valência), é tão importante. Nela estão representados os mais ilustres mestres desse glorioso período de produção artística iconoclástica: os acima referidos e outros como Gontcharova, Ignatovitch, Kozlovski, Petrussov, Senkin, Popova, etc. Este notável conjunto de obras chega ao Centro Cultural de Cascais mercê do acordo de cooperação que a Fundação D. Luís I mantém com aquela importante instituição artístico-cultural espanhola.

P1290198 370x208 P1290264 370x208P1290276 370x208 P1290220 370x208P1290221 370x208 P1290200 370x208

00177 455x600

Cartaz para «Exposição anti-imperialista», 1931
                                                     Litografia Photo Offset (2 folhas montadas juntas) s/papel de Japão, 138 x 104.2 cm.

Imagens da Exposição no Centro Cultural de Cascais

Convite Vanguardas Russas 750x404
Convite da Exposição no Centro Cultural de Cascais

in Público (ipsilon) de 23/11/2012