PAULO NEVES

Exposição Vórtices
9 de Março a 29 de Abril de 2007

xxl_paulo_neves

A Fundação D. Luís I organiza no Centro Cultural de Cascais a exposição VÓRTICES de Paulo Neves, figura de topo no meio artístico português e cuja obra desde 1980 não cessou de evoluir, nomeadamente no domínio da chamada arte pública, atingindo actualmente patamares de projecção que o colocam entre os nomes mais representativos da escultura portuguesa contemporânea. Mais de quarenta exposições individuais e colectivas em Portugal e no estrangeiro, representação em dezenas de localidades com peças de diferente volumetria, algumas de expressiva monumentalidade, e vários prémios que atestam o reconhecimento de uma longa uma carreira recheada de êxitos, fazem de Paulo Neves uma individualidade que traz um acréscimo de prestígio à justa reputação de qualidade da programação da Fundação D. Luís I, na área das artes plásticas, para o Centro Cultural de Cascais.

PAULO NEVES 749x1285

Paulo Neves

Nasceu em Cucujães, Oliveira de Azeméis, em 1959.  Frequentou o Curso de Pintura da E.S.B.A.P. De 1978 a 1981 conviveu e trabalhou com diversos artistas em vários países da Europa.

Está representado no acervo do Museu de Arte Moderna do Porto; Museu de Arte Moderna, Ilha da Madeira; Museu Amadeo Sousa Cardoso; Museu da Electricidade e Casa da Luz, Funchal, Madeira; Museu de Lugo, Galiza, Espanha; Biblioteca Camilo Castelo Branco, Famalicão; Biblioteca Raul Brandão, Guimarães; Biblioteca Municipal de Ponte de Sor; Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira, Santa Maria da Feira; Casa da Cultura de Santa Cruz, Madeira; Universidade de Aveiro, Aveiro; Câmaras Municipais de S. João da Madeira, Vila Nova de Famalicão, Vouzela, Cascais, Braga, Esposende, Cantanhede, Sernancelhe, Ovar, Oliveira de Azeméis, Viseu, Penedono, Belmonte, Vale de Cambra, Santa Maria da Feira, Alfândega da Fé, lugar das Eiras, Câmara de Lobos, Viana do Castelo, "Monumento à Mulher", Alverca, Vila Franca de Xira, "Monumento à Liberdade", Estação de Caminhos de Ferro, Guimarães, Armação de Pera, Vila Verde, Prado, Vila Pouca de Aguiar, Vinhais e Macedo de Cavaleiros; Juntas de Freguesia de Couto de Cucujães, Carcavelos, Parede, S. João do Estoril, Birre, Canelas, Furadouro; Nogueira do Cravo; Felgueiras, S. Xisto, S. João da Pesqueira e Lugar da Quintã, Margaride, Felgueiras; Paços de Marinã, Corunha, Espanha; Cidade de Maracanaú, Brasil; Pitesti, Roménia; San Sperate, Sardenha, Itália; Antuérpia, Bélgica; Santuário de Fátima; Capela do Seminário da Boa Nova, Valadares; Igrejas de Fernande, Felgueiras, de Baltar, Paredes; Fundação Jorge Antunes, Vizela; Banco Português do Investimento, Porto; Banco Borges & Irmão, Porto; Sonae, Porto; Pousadas da Enatur: Pousada de Arraiolos, Arraiolos, Pousada de Santa Maria do Bouro, Terras do Bouro; Hotel Riad Enija, Marrakeche, Marrocos; Porto Palácio Hotel, Porto; Termas das Caldas de S. Jorge, Santa Maria da Feira; Centro de Saúde de Sernancelhe; Avis Center, Porto; Vicaima, Vale de Cambra; Madeiporto, Porto; Recer, Ílhavo; Docosil, Penacova, Felgueiras; ICEP, Palácio da Bolsa, Porto; Águas do Douro e Paiva; Escola E.B. 2.3 de Pinheiro da Bemposta, Escola E.B. 2.3 Dr. Ferreira da Silva, Cucujães, Escola E.B. 2.3 Bento Carqueja, Oliveira de Azeméis, Escola Secundária nº 1, Dr. Serafim Leite, S. João da Madeira; Escola E.B. 2.3 de S. Roque; Associação Teatro Construção, Joane-Famalicão; Cemitérios de Famalicão, de Avanca, de Fantão, Felgueiras e de Beire, Paredes; O Liberal, Funchal, Madeira; Aeroporto Internacional do Porto Santo, Madeira.

Menção Honrosa no Concurso 'Monumento ao 25 de Abril', promovido pela Câmara Municipal do Porto, em 1999.

Ganhou concurso 'Elementos Escultóricos e Baixos Relevos para a Revitalização da Zona Histórica de Viseu', promovido pela Câmara Municipal de Viseu, em 1999.

Ganhou concurso para monumento ao Magriço, promovido pela Câmara Municipal de Penedono, em 2000.

Concebeu o galardão para a revista "Saber Madeira/Açores - Magazine de Informação", em 1999.

Concebeu os trofeús para as Galas de Desporto, organizadas pela revista Plantel, em 2000 em Oliveira de Azeméis e em 2001 e em 2004, em S. João da Madeira.

Menção Honrosa no Prémio Nacional de Escultura/Homenagem a Aureliano Lima, Gaia, em 2000.

Cenário da peça 'Medusa', no âmbito do Imaginarius, Santa Maria da Feira, em 2002.

Prémio Águas do Minho e Lima, XIII Bienal de Cerveira

Man Ray Noire et Blanche Paris 1926 185

EM ABRIL, NA CASA SOMMER

CONVERSAS 185