PICASSO 2006

Exposição El Contemplador Activo - Colecção Bancaja
11 de Novembro de 2006  a 14 de Janeiro de 2007

xxl_picass_2006

Os admiradores da obra de Pablo Picasso admirararam 60 gravuras eróticas do pintor espanhol, no Centro Cultural de Cascais, expostas pela primeira vez em Portugal.

Esta foi a segunda vez que a colecção "Suite 60 – El Contemplador Activo", adquirida pela Fundação Bancaja de Valência, foi apresentada ao público. A primeira foi no Museu de Albacete, em Valência.

As gravuras da "Suite 60" integram os temas "O pintor e a modelo", "O teatro", "O cornudo", "O circo" e "Os amigos", tendo sido desenhadas por Picasso entre Agosto de 1966 e Janeiro de 1968, quando o pintor, já com 85 anos, convalescia de duas intervenções cirúrgicas à próstata e à vesícula. No período pós-operatório, Picasso "dedicou-se compulsivamente ao desenho para expressar o que achava não conseguir transmitir pela pintura".

Fascínio pelo erotismo

"As gravuras, que têm um carácter reiterativo e narrativo, esclarecem bem as preocupações e obsessões de Picasso, que tinha fascínio pelo erotismo", afirmou Salvato Telles de Menezes. Em declarações ao EXPRESSO, o director do Centro Cultural de Cascais diz que este trabalho de Picasso é uma espécie de "exercício da memória", de "revisão amorosa de Picasso", na medida em que "o tema (erotismo) é tratado por alguém que já não o pode praticar, mas que ainda sente falta e que, apesar de tudo, continua a sublimar."

CONTEMPLADOR ACTIVO 750x1060

De 26 de Janeiro a 25 de Fevereiro esta colecção de gravuras de Picasso – cujo 125.º aniversário de nascimento se assinalou a 25 de Outubro – esteve exposta na Galeria Municipal de Torres Vedras, ao abrigo de um protocolo com o Centro de Cascais.

<<  Novembro 2017  >>
    1  2  3  4  5