JACK RADCLIFFE

Exposição Uma Retrospectiva
7 de Junho a 27 de Julho de 2008

Jack_rad_ok_xxl

A Fundação D. Luís I apresentou no Centro Cultural de Cascais a exposição de Jack Radcliffe natural de New Jersey (1940), este fotógrafo ganhou reputação de bom retratista social fixando com a sua objectiva inúmeras cenas da vida corrente nas quais estão representados a candura e as perplexidades da adolescência, as fases existenciais das famílias jovens, os ambientes domésticos com as suas atmosferas próprias, o início do ciclo da vida e a proximidade da morte, o lazer e a paixão, no que se afigura ser um testemunho na linha do grande documentarismo norte-americano, tanto no cinema como na fotografia. A exposição proposta pelo fotógrafo à Fundação D. Luís I assenta em quatro grandes painéis: retratos de sua filha Allison, desde a infância até à maturidade; Steven, Beppi e família, vizinhos, que retratou durante alguns anos; Lilli White; e Hospício, uma série de instantâneos obtidos num hospital para doentesterminais, fruto do trabalho de três árduos anos de pesquisa.

jack 750x1061

CICLO - HOMENAGEM