JACK RADCLIFFE

Exposição Uma Retrospectiva
7 de Junho a 27 de Julho de 2008

Jack_rad_ok_xxl

A Fundação D. Luís I apresentou no Centro Cultural de Cascais a exposição de Jack Radcliffe natural de New Jersey (1940), este fotógrafo ganhou reputação de bom retratista social fixando com a sua objectiva inúmeras cenas da vida corrente nas quais estão representados a candura e as perplexidades da adolescência, as fases existenciais das famílias jovens, os ambientes domésticos com as suas atmosferas próprias, o início do ciclo da vida e a proximidade da morte, o lazer e a paixão, no que se afigura ser um testemunho na linha do grande documentarismo norte-americano, tanto no cinema como na fotografia. A exposição proposta pelo fotógrafo à Fundação D. Luís I assenta em quatro grandes painéis: retratos de sua filha Allison, desde a infância até à maturidade; Steven, Beppi e família, vizinhos, que retratou durante alguns anos; Lilli White; e Hospício, uma série de instantâneos obtidos num hospital para doentesterminais, fruto do trabalho de três árduos anos de pesquisa.

jack 750x1061

Man Ray Noire et Blanche Paris 1926 185

EM ABRIL, NA CASA SOMMER

CONVERSAS 185