Início Exposições Exposições Anteriores Ellipse foundation - 2008

Exposição Young at Heart [remix]
12 de Setembro a 16 de Novembro de 2008

fun_elipse_2008_ok_xxl

A Fundação D. Luís I apresentou no Centro Cultural de Cascais na sequência da primeira exposição da Ellipse Foundation no Centro Cultural de Cascais, em 2006, a fundação apresentou obras de alguns dos mais jovens artistas representados na colecção, na exposição Young at Heart (Remix) – Colecção Ellipse Foundation, comissariada por Alexandre Melo.

elips 2008 749x1285

Artistas:

Vasco Araújo, Fikret Atay, Norbert Bisky, Slater Bradley, Fischli & Weiss, Jack Goldstein, Mike Kelley, Sarah Lucas, Marepe, Muntean/Rosenblum, Nick Oberthaler, Jack Pierson, Richard Prince, Julião Sarmento, Andres Serrano, Jim Shaw, Hedi Slimane, Wolfgang Tillmans e João Pedro Vale

Look at all you'll derive out of being alive

A juventude emergiu, na segunda metade do século XX, como um dos principais actores artísticos, ideológicos e políticos das sociedades modernas. Desde então as culturas, sub-culturas e tribos juvenis foram ganhando um peso e uma visibilidade crescentes adquirindo uma função crucial de aferição da evolução dos gostos do público nas mais variadas áreas com o consequente significado económico. Os jovens tornam-se uma área de mercado com uma das mais elevadas taxas de expansão, nomeadamente na área das indústrias culturais
onde música (a revolução pop), cinema (o regresso das grandes sagas juvenis e heróis infantis), televisão (a geração MTV) e informática (jogos de computador) baseiam, cada vez mais, as suas estratégias empresariais em expectativas em relação àquilo que os jovens, cada vez mais jovens, querem.
Mas a juventude não é apenas uma realidade. É também uma ideia, um ideal, uma fantasia susceptível de gerar fixações mitificadoras mas também capaz de inspirar atitudes voluntaristas, optimistas, redentoras.
A especulação sobre o tema oscila entre aquilo que os jovens querem e aquilo que se quer dos jovens. Hipótese de corporização de um ideal clássico de beleza? Reserva de valor para o exercício de um desejo sexual de alta intensidade? Laboratório de pesquisas para a produção de novos prodígios de imaginação criativa? Novos modelos de cidadão exemplar ou capital de esperança para o advento de indomáveis rebeldias?
Questões às quais o trabalho artístico, na infinita diversidade das suas práticas contemporâneas, oferece um terreno privilegiado de experimentação.

For it's hard, you will find, to be narrow of mind

A noção de "remix" remete para as versões "extended" da música de dança que nasceram e se popularizaram nos anos 70 com o "disco" e com o posterior nascimento da "club culture". "Remix" é uma utilização de um tema, na maior parte das vezes por um outro autor, que o reinterpreta adicionando elementos novos e retirando outros existentes na composição original. É fácil estabelecer uma relação com aquilo que nas artes plásticas se foi chamando "apropriação", no sentido mais lato da palavra. Sem esquecer que na origem de todas as actuais diversificações e apropriações está o "mix" fundador da contemporaneidade artística : o tempo em que tudo se passa ao mesmo tempo. Falamos do "mix" entre alta cultura e baixa cultura, cultura erudita e cultura popular, cultura de elite e cultura de massas, o "mix" entre a arte e o resto, entre a cultura eterna e o culto da juventude.

Then here is the best part / You have a head start / If you are among the very young at heart

Alexandre Melo

.