JUSTINO ALVES

Exposição 36 Obras de Pintura

21 de Novenbro de 2008 a 1 de Fevereiro de 2009

Justino_Alves_ok_xxl

A Fundação D. Luís I apresentou no Centro Cultural de Cascais uma exposição  de dimensão antológica, de 36 Pinturas escolhidas pelo pintor Justino Alves que permite fazer uma avaliação completa da produção de um dos mais importantes artistas plásticos portugueses das últimas décadas.

P1040389 editado 370x259 P1040401 editado 370x208
P1040402 editado 370x255 P1040398 editado 370x259

O artista natural do Porto (1940) e nesta cidade se formou em Pintura pela ESBAP. Foi bolseiro da FCG e do Legado Ventura Terra, bem como professor e director da Academia de Belas Artes do Funchal entre 1968 e 1970, passando a leccionar na ESBAL a partir de 1971. Depois de explorar formas recortadas e sobrepostas, detém-se nos valores da pintura/pintura e também nos da escrita/pintura, em campos plásticos sabiamente construídos, de forte impacto visual. Realizou várias exposições individuais e participou em diversas colectivas importantes, tendo ainda executado cenários para bailados.

Prémios: Mestre Joaquim Lopes, Medalha de Prata de Arte, Roma, Prémio Nacional de Pintura e III Prémio Almada Negreiros, atribuído pelo Ministério da Cultura

P1040417 editado 370x257 P1040449 editado 370x259

Man Ray Noire et Blanche Paris 1926 185

EM ABRIL, NA CASA SOMMER