LUÍS SERPA

Exposição Territórios de Transição: Claudia Ficher, Alberto Picco e Ana Sério.
17 de Junho a 20 de Setembro de 2009

trritorios_de_transio_xxl

A Fundação D. Luís I apresentou no Centro Cultural de Cascais, Cláudia Fisher, Alberto Pico e Ana Sério artistas convidados para ilustrarem a exposição comissariada por Luís Serpa.

Numa colectiva que envolve as modalidades de fotografia e instalação, é retomada a temática da capital satelizada por núcleos urbanos inóspitos ou descaracterizados, erguidos sobre baldios, antigos terrenos de semeadura, áreas outrora destinadas a garantir a ligação harmoniosa da grande urbe com os arredores. Desfeita a relação de contiguidade através dos efeitos perversos de uma expansão descontrolada, esses territórios de transição adquiriram uma feição urbana – suburbana – desligada da memória citadina para criarem realidades paralelas em que surgem como deformações dos modelos que era suposto terem sido os seus inspiradores. A sensibilidade de alguns artistas contemporâneos não é alheia ao mundo novo, mas infelizmente problemático, que é o das cidades de cintura geradoras de sociabilidade conflituosa e débil tecido arquitectónico, que põem em causa a hegemonia identitária dos centros convencionais. São, ainda assim, espaços onde a arte espreita a sua oportunidade de consagração e reconhecimento.

#6 Claudia FISCHER
P1060324 370x208 P1060368 370x208