Arqueologia

Exposição Blick, Mira, Olha!

Arquivo Fotográfico do Instituto Arqueológico Alemão de Madrid
12 de Novembro a 15 de Janeiro de 2012

P1100866_750x500
Blick
Mira Olha!

A magnifica exposição que, com a colaboração da Fundação D. Luís I, a Câmara Municipal de Cascais apresenta no Centro Cultural de Cascais, desde 12 de Novembro. Trata-se de uma exposição do Arquivo Fotográfico do Instituto Arqueológico Alemão de Madrid, que este ano comemorou 57 anos de existência. Fundada em 1943 por Helmut Schlunk, a pequena biblioteca de temática arqueológica do Instituto de Cultura alemã de Madrid viria a ter vida curta na sua primeira fase, posto que, terminada a Segunda Guerra Mundial com a vitória dos Aliados, foram encerrados todos os centros DAI no estrangeiro. O mesmo Helmut Schlunk viria a reabrir o Instituto de Madrid em 2 de Março de 1954, daí resultando um grande impulso ao trabalho de investigação interrompido e, agora como no passado, orientado para o estabelecimento de conexões entre as arqueologias ibérica e germânica. Uma parte do acervo fotográfico do Instituto é apresentado no Centro Cultural de Cascais, sob os auspícios do Museu Nacional Arqueológico de Tarragona.

P1100871 370x208 P1100867 370x208
Contou ainda com um núcleo: «Instantes Arqueológicos. Arqueólogos e Arqueologia em Cascais entre 1930 e 1960», módulo constituído por 12 fotografias de alemães e outros estrangeiros que se deslocaram a Cascais em meados do século XX para estudar as descobertas e os extraordinários materiais exumados.

P1110100 370x208

P1100913 370x209 P1100859 370x208

Imagens da Exposição no Centro Cultural de Cascais

Man Ray Noire et Blanche Paris 1926 185