MERCEDES LARA |
Exposição Holes
O espaço está a ser retorcido e curvado continuamente pela matéria e pela energia que se movem dentro dele, e o tempo flui a diferentes velocidades para diferentes observadores Einstein .
Algo de parecido constitui o eixo principal desta nova proposta de Mercedes Lara, a observação do espaço como esfera de onde provêm os factos, mas de uma forma bastante relativa. É a primeira exposição da artista espanhola em Portugal. . Em "Holes" confrontamo-nos com uma mostra que intervém sobre a sala de exposição não só provocando alterações de luz, tornando assim diferente tanto o tempo como o espaço, mas também o conceito de abordagem à obra, onde cada uma das peças está dentro de uma caixa, como se de uma caverna se tratasse, na qual foi feito um orifício através do qual se vê o que lá se passa. . A peça inspira-se num conto popular japonês que relata como um pescador libertou dos seus captores uma tartaruga, que era afinal uma bela sereia que, como prémio, o convidou para compartilhar o seu palácio, reinando com ela no fundo do mar. Quando o pescador decidiu voltar à terra por que ansiava, tinha passado tanto tempo que todos os seus, e o seu lar, tinham desaparecido: tudo estava diferente, nada era reconhecível. . Como no conto, a modificação do espaço conhecido e a intervenção das peças nos seus diferentes ritmos lumínicos levam-nos a procurar lugares conhecidos para nos situarmos, situação que deixou de ser possível. .
Imagens da exposição no Centro Cultural de Cascais
..
. Vive e trabalha em Madrid. . ![]() EXPOSIÇÕES INDIVIDUAIS 2011 Exposição “Holes”. Centro Cultural Cascais. Portugal 2010 Exposição “En movimiento”, Doña Mencia. Cordoba. 2009 Exposição “En el tiempo”, Palacio Pimentel, Valladolid. Exposição ”Templo Kofukuji”, Nagasaki. Japón. 2008 Exposição “La distancia del tiempo”, Dazaifu Tenmangu, Fukuoka, Japon. Exposição “tempus ait”, Espacio Fisac, Daimiel, Ciudad Real. 2007 Exposição “Cristal-Era “, Obra Social Caja Madrid, Madrid. Intervenção “Crystal Motion”, Galería Barbarín, Madrid. Exposição “A través del Cristal”, Galería Fernando Serrano, Huelva. Exposição “Traslaluz”, Universidad de Murcia, Murcia. 2006 Exposição “Luces y Luces”, El Episcopio. Avila. 2005 Exposição “Interferencias”, ECAT, Toledo. Exposição “En Movimiento”, Galería M. Segovia, Madrid.
.
PRÉMIOS E APOIOS . |