Frontpage Slideshow (version 2.0.0) - Copyright © 2006-2008 by JoomlaWorks
ISABEL DE GOES

Exposição D. Carlos: Um Olhar Sobre o Rei Pintor
19 de Novembro a 31 de Dezembro
 

P1110383_750x500
Encerrou no passado dia 31 de Dezembro a exposição que esteve patente, desde 19 de Novembro, na Capela do Centro Cultural de Cascais. Uma exposição de aguarelas de Isabel de Goes, que claramente reflectem o respeito e o afecto que a Pintora sente, intensamente, pela figura do rei D. Carlos bem como pela pela extraordinária faceta de pintor do monarca, bem vincada no retrato e nas paisagens marinhas.

 

 

 

Imagens da exposição no Centro Cultural de Cascais

 


 

Exposição D. CARLOS: UM OLHAR SOBRE O REI PINTOR de ISABEL DE GOES . 

 

UM OLHAR SOBRE UM REI PINTOR

 

Alberto Girard, um dos biógrafos d’el-Rei D. Carlos, assinala a sua notável “memória de vista: forma, cor, tom, tudo apreendia rapidamente e para sempre fixava”.

Para além dessa memória, a sua inteligência e vastíssima cultura permitia-lhe o enquadramento histórico científico que o tornou um destacado académico – Presidente da Sociedade Portuguesa de Ciências Naturais. Mas a pintura era apenas uma forma de apreender a realidade, simultaneamente com os seus interesses de agricultor, caçador, ornitólogo, oceanógrafo ou marinheiro. À porta da Academia despia a sua Realeza para ser apenas “D. Carlos de Bragança”.

Na arte era simplesmente “Carlos” e no mundo rural, adorado pelo povo, era “o lavrador Carlos de Bragança”. Que grande personalidade multifacetada que se adaptava com mestria a cada um desses universos!
Bem merecia a justiça que não lhe foi feita na tragédia da sua morte mas tão prodigalizada foi nos cem anos que se seguiram. Todas as homenagens são devidas, mas particularmente apreciadas aquelas que provêm de quem, como Isabel de Goes, comunga da admiração estética dos animais e marinhas e as traduz com elegância para a tela. Os seus desenhos a lápis, representando D. Carlos em diversos uniformes, são igualmente reveladores de uma força inigualável que nos impressiona pelo minucioso expresso na particularidade dos traços e expressão do rosto e do traje.

 
Madalena Abecassis
in Catálogo da exposição D. Carlos - C.C.Cascais - Fundação D. Luís I
 
.

 

.
ISABEL DE GOES                                                                                                               Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar  | www.isabeldegoes.blogspot.com
Nasceu em Lisboa. Formou-se em arquitectura de interiores pelo I.A.D.E., tendo tido o pintor Lima de Freitas como professor. Depois de um estágio de dois anos no atelier do pintor Manoel Lapa, especializase em aguarela, na pintura de animais e no retrato. Seguidamente, e já na Bélgica, frequenta vários ateliers de pintura, onde contacta com diferentes artistas. Tem ainda realizado vários trabalhos nas áreas de ilustração (livros de caça) e outros projectos em publicidade, como, por exemplo, vários cartazes para a Feira da Golegã. A última exposição de Isabel de Goes em Cascais, intitulada Aguarelas, foi realizada na Casa de Santa Maria nos meses de Dezembro e Janeiro de 2010.
 
 

Em Destaque

Man Ray Noire et Blanche Paris 1926 185

EM ABRIL, NA CASA SOMMER

...

CONVERSAS 185

RAÚL LINO E A CASA DE SANTA MARIA, OU UM POSSÍVEL ARQUITETAR DE CASAS SIMPLES... ...

Agenda

<<  Abril 2017  >>
 Se  Te  Qu  Qu  Se  Sá  Do 
       1  2
  3  4  5  6  7  8  9
10111213141516
17181920212223
24252627282930