PICASSO 2011

29 de Outubro a 8 de Janeiro de 2012

P1100349_750x500

Encerrou a 8 de Janeiro de 2012, com 29.510 visitantes

Uma vez mais ao abrigo do protocolo de colaboração celebrado em 1997 com a Fundação Bancaja, a Fundação D. Luís I inaugurou dia 28 de Outubro, no Centro Cultural de Cascais, uma importante coleção de 39 trabalhos da obra gráfica de Pablo Picasso. Trata-se da produção realizada pelo artista espanhol durante o período em que viveu com a sua mulher Jacqueline Roque, na vila La Californie, em Cannes, entre 1955 e 1960.

P1100352 370x247 P1100356 370x247

A exposição tem como ponto de partida os esboços realizados pelo pintor, posteriormente reproduzidos na suite Le Carnet de La Californie, que foi adquirida pela Fundação Bancaja em 2007, e será complementada com gravuras e livros ilustrados do pintor, também pertencentes à coleção.  As obras produzidas por Picasso nesta fase refletem a inspiração na atmosfera luminosa da casa e nos objetos que o rodeava, transmitindo a felicidade do pintor durante este período. Em La Californie, Picasso transformou uma sala grande em ateliê, espaço que se tornou ele próprio protagonista de muitas das suas obras. O “regresso” ao tema do ateliê como inspiração foi interpretado como uma homenagem póstuma a Henri Matisse, que havia falecido em 1954.

P1100373 370x247 P1100368 370x247

Esta ligação a Matisse foi também transposta para o uso das cores e para o caráter ornamental que caracteriza uma parte dos trabalhos da série. A exposição apresenta obras em que Picasso utiliza várias técnicas gráficas (gravura calcográfica, água-tinta, linóleo e litografia), bem como alguns dos livros ilustrados pelo artista no seu ateliê de La Californie, como os delicados e inovadores livros, realizados com Pierre André Benoît, que contêm poemas de Reve Crevel, Jean Cocteau, ou o poema-objeto de Tristan Tzara.

P1100364 370x247 P1100344 370x247

Destaque ainda para o livro La tauromaquia que fez para o editor catalão Gustavo Gili; o livro que contém os retratos do seu amigo Max Jacob ou os que ilustram poemas de Paul Éluard e do poeta local Henri-Dante Alberti.

.

Imagens da exposição no Centro Cultural de Cascais