Frontpage Slideshow (version 2.0.0) - Copyright © 2006-2008 by JoomlaWorks
LUIS GORDILLO

Exposição Pintura Interrogada
24 de Setembro a 13 de Novembro de 2011
 

P1080501_750x500
Encerrou no passado dia 13 de Novembro uma exposição do renomado pintor andaluz Luis Gordillo, intitulada Pintura Interrogada, que a Fundação D. Luís I apresentou no Centro Cultural de Cascais desde 24 de Setembro.


Culminando aquela que foi uma das melhores temporadas de Verão, em Cascais, no que respeita a oferta e participação nas actividades do nosso Centro Cultural, este acolhe obras de mais um pintor de referência, Luis Gordillo, mestre no domínio da arte abstracta que ganhou justa reputação internacional na segunda metade do século XX.

Em Gordillo reconhece a crítica um dos artistas espanhóis que melhor interpretou a arte pop nos anos 60, e cujo trabalho explorou a importância da série e da repetição como prática oficinal, devendo-se-lhe o interesse pelos significados e pela vinculação do pensamento e da experiência à expressão estética, numa original e rica perspectiva psicanalítica.
.
Distinguido em Espanha com os prémios mais importantes e representado nos principais museus europeus e norte-americanos, Luis Gordillo, através de um conjunto particularmente significativo de trabalhos, é presença grata no Centro Cultural de Cascais, onde os apreciadores de boa pintura não deixarão, seguramente, escapar a oportunidade de tomarem contacto com a arte singular deste criador europeu de renome.
.
Deixo ainda uma palavra de apreço à Galeria Fernando Santos, do Porto, representante em Portugal de Luis Gordillo, por mais esta notável colaboração, na senda de outras realizadas no passado com claro benefícios mútuos.

António d’Orey Capucho
in Catálogo da exposição Pintura Interrogada
.
.
Imagens da exposição no Centro Cultural de Cascais
 
.
.
LUIS GORDILLO
 
LUIS GORDILLHO
Nascido em Sevilha, em 1934, tornou-se uma referência artística na criação pictórica espanhola das últimas décadas. Tendo assimilado ao longo dos seus estudos de Belas Artes em Sevilha as novas linguagens criativas das últimas cinco décadas e posteriormente influenciado pelo Informalismo, pela Pop Art e pela Nova Figuração, Gordillo configurou a sua estética  de uma forma muito pessoal e invulgar, sempre acompanhado pela ambição de criar novos discursos baseados no seu interesse particular pela psicanálise, pela cinematografia e pela música.
.
O seu já longo percurso artístico, marcado por uma continua experimentação e procura de novas técnicas, novos meios de produção e novos horizontes plásticos, levou-o a desenvolver universos, nar
rativas e simbolismos tão ricos e complexos e uma cada vez maior abstracção, onde universos paralelos coexistem em cartografias mentais e invulgares imagens caleidoscópicas.
.
Luis Gordillo recebeu ao longo da sua carreira inúmeros prémios e reconhecimentos - dos quais destacamos o Prémio Velasquez para as Artes Plásticas atribuído em 2007 -  expôs em importantes museus e espaços institucionais e a sua Obra integra as mais reconhecidas colecções públicas de Arte Contemporânea
 
 

Em Destaque

CICLO - HOMENAGEM

185FL-G

...

P E R C U R S O   L U S I T A N O

DSC07682 185

...

Agenda

<<  Julho 2017  >>
 Se  Te  Qu  Qu  Se  Sá  Do 
       1  2
  3  4  5  6  7  8  9
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31