MANUEL BOTELHO

Exposição Cartas de Amor e Saudade

2 de Julho a 28 de Agosto de 2011

xxl_botelho

Inaugurou no passado dia 1 de Julho de 2011, no Centro Cultural de Cascais, uma exposição de Manuel Botelho. A inauguação, muito concorrida em termos de público, foi marcada por uma performance que esteve a cargo da actriz Inês Lapa Lopes e do actor Francisco Martins, que interpretaram uma versão abreviada do texto Cartas de Amor e Saudade, que dá título à exposição.

filstripe_performmance_copy
Patente até 28 de Agosto de 2011, a exposição/instalação (fotografia, projecção e som) reflecte uma intensidade de emoções relacionadas com a guerra colonial, prosseguindo as mais recentes experiências realizadas pelo artista.  A entrada é livre.

IMG_0023_peq_formato

Em texto incluído no catálogo, António d'Orey Capucho, Presidente da Fundação D. Luís I, escreve, referindo-se à situação concreta que está na base da proposta de Manuel Botelho: «As gerações da guerra – numa altura em que as cartas, funcionando como veículos de partilha de sentimentos, alimentavam relações de família, letras de canções e namoros –, sentiram como ninguém os benefícios do vínculo que por via epistolar mantinham com a retaguarda, isto é, com a vida civil a que todos os soldados aspiram regressar, e com o amor arduamente posto à prova pela distância, que procuravam a todo o custo proteger.

Os contrastes de personalidade motivados pelo princípio da incerteza (as incidências da guerra, a erosão do amor na ausência da pessoa amada) a que a palavra escrita dava contornos de pequeno drama dentro da tragédia do conflito maior, são também enfatizados nesta exposição.»

Imagens da exposição no Centro Cultural de Cascais
.
MANUEL BOTELHO, nasceu em Lisboa em 1950. É professor auxiliar na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa e membro do CIEBA (Centro de Investigação e de Estudos em Belas Artes, Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa). Vive e trabalha em S. Pedro do Estoril.
.

1968-1976 – Curso de Arquitectura, Escola Superior de Belas Artes de Lisboa.
1983-1987 – Bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian na Byam Shaw School of Art e na Slade School of Fine Art, Londres.
2006 – Doutoramento em Belas Artes / Pintura, pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.
.

Expõe regularmente desde 1986. Realizou exposições individuais em museus e galerias, nomeadamente: Fundação Calouste Gulbenkian (edifício sede e Centro de Arte Moderna), Lisboa; Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa; Museu de Arte Contemporânea de Elvas; Fundação EDP, Lisboa; Centro Cultural de Lagos; Módulo, Lisboa e Porto; Flowers East, Londres; Galeria Lisboa 20 / Miguel Nabinho, Lisboa; Galeria Fernando Santos, Porto; Galeria João Esteves de Oliveira, Lisboa; Galeria Gomes Alves, Guimarães; etc

PAREDÃO DO ESTORIL [Cascais/ Mte Estoril] , 27 DE MAIO A 25 DE JUNHO

arte 2017 185 ...