LUÍS RAMOS

Exposição Lapso de Tempo
30 de Abril a 12 de Junho a 2011

xxlluisramos

Ao longo de três Verões e três Invernos, o fotógrafo Luís Ramos andou pelas praias do litoral português e registou a diferença entre a ausência e os espaços preenchidos. Chamou-lhe “Lapso de Tempo”. Uma exposição que estará patente no Centro Cultural de Cascais de 30 de Abril a 12 de Junho, numa produção da Fundação D. Luís I e da Câmara Municipal de Tavira. O conceito da exposição baseia-se na diferença de ocupação de um mesmo espaço em dois momentos distintos.

minifoto01

Cada um dos dípticos que esta exposição revela em Cascais é constituído por duas fotografias colocadas lado a lado, feitas por Luis Ramos exactamente no mesmo local, com o mesmo enquadramento. Um na época alta e outra na época baixa. “Lapso de Tempo” propõe-nos, assim, um olhar sobre a anual e cíclica presença de muitos milhares de pessoas ao longo do litoral português, nomeadamente no Estoril, à qual depois se segue um período de acalmia e retorno da paisagem à sua condição natural.

Vejo o catálogo (em PDF)

Fotografias da exposição no Centro Cultural de Cascais

.

Luís Ramos, nasceu em Lisboa, em 1958. Estudou fotografia no AR.CO e realizou o seu percurso profissional na imprensa de referência portuguesa, nos jornais “Expresso” e depois “Público”, de que foi fundador e também editor fotográfico. Actualmente é fotógrafo independente.
Tem trabalhado em países como Israel, Turquia, China, Rússia, Marrocos, Angola, Moçambique, Guiné, Cabo Verde, Cuba, por toda a Europa e nos Estados Unidos. Expôs em Portugal e na França, Bélgica, Itália e Dinamarca e destaca em 1991 na Europália, em Bruxelas, um trabalho sobre a escritora Lídia Jorge, integrado no livro “A Imagem das Palavras” e, também, a exposição individual com que inaugurou a galeria de exposições temporárias do Museu da Electricidade, em Lisboa, em 2006.
Participou em diversas edições em livro, das quais “Açores, 9 ilhas/9 Fotógrafos - Ilha de S. Miguel”, para o Governo Regional dos Açores e “Os locais da literatura no Alentejo”, para a Estação Imagem, são as mais recentes. Ao longo da sua carreira tem sido distinguido com vários prémios Fuji Europress Photo Awards (2000, 2004) e Prémios Visão de Fotojornalismo (2002, 2004, 2005, 2006).
Está representado na Colecção de Arte da Fundação EDP.

<<  Outubro 2017  >>