MÁRIO RITA

Exposição Pintura

19 de Fevereiro a 3 de Abril de 2011

mario_rita_xxl

A Fundação D. Luís I apresentou no Centro Cultural de Cascais uma exposição de pintura de Mário Rita. Natural de Silves, Mário Rita completou o Curso de Artes Gráficas na Escola de Artes Decorativas António Arroio e obteve licenciatura em Artes Plásticas / Pintura na Faculdade de Belas Artes de Lisboa. Mário Rita expõe regularmente desde 1983 e a sua obra foi conquistando reputação nacional e internacional através de vários prémios que a têm vindo a distinguir.

A propósito da obra de Mário Rita, Eurico Gonçalves assinala “a notável capacidade criativa” do pintor, considerando que essa capacidade resulta do facto de “os quadros se resolverem uns aos outros, uns em função dos outros.” Ou, como refere Emília Ferreira no texto que escreveu para o catálogo da exposição no Centro Cultural de Cascais: “mais do que um conjunto de regras, a escala é um dado central da percepção.”

Pintura de Mário Rita

Ou ainda, como refere no texto de abertura do catálogo o Presidente da Fundação D. Luís I, António D’Orey Capucho: “A diversidade de perspectivas relacionada com os trabalhos de Mário Rita agora em exposição no Centro Cultural de Cascais dá conta de um artista polifacetado, de oficina segura na hábil gestão das cores e dos motivos. Não obstante apontarem estes para um caos organizado ou, se quisermos, para uma desconstrução cromático-conceptual da qual se obtêm efeitos visuais surpreendentes, a linguagem estética das referidas produções é poupada às rupturas intrínsecas à cosmovisão do artista.

Mário Rita é um nome firmado no panorama das Artes Plásticas em Portugal: a sua obra é reconhecida pela crítica portuguesa de referência como sendo a de “um pintor de inegável qualidade e força expressiva, num âmbito de neo-expressionismo gestual”.

Pintura de Mário Rita Ruínas
Outros lhe apontam a “escala” como elemento central a uma subversão das formas de que resulta uma “narrativa” fluindo pelos múltiplos caminhos de um itinerário fascinante. Representado em diversas instituições nacionais e estrangeiras, Mário Rita marca ainda presença relevante em importantes colecções particulares. A exposição da sua pintura e do seu desenho, em Cascais, constitui mais um contributo de qualidade que enriquece a galeria dos artistas plásticos cujas obras foram mostradas à população cascalense, por iniciativa da Fundação D. Luís I, ao longo dos seus quinze anos de existência, acabados de perfazer.

Vejo o catálogo (em PDF)

Imagens da Exposição no Centro Cultural de Cascais