CARLOS DUGOS

Exposição Pintura
25 de Fevereiro a 23 de Abril de 2011

xxldugos

A Fundação D. Luís I apresentou no Centro Cultural de Cascais, um conjunto de telas de Carlos Dugos, cuja reputação enquanto pintor se consolidou a nível nacional depois de um início de carreira em Moçambique, na então Lourenço Marques, onde foi contemporâneo de Malangatana, José Júlio, Álvaro Passos e outros artistas plásticos moçambicanos. Regressou definitivamente a Portugal em 1967, instalando-se em Lisboa onde montou atelier, dedicando-se em especial ao apuro técnico do óleo.

Carlos Dugos centrou a sua arte nos domínios do simbolismo e da tradição esotérica, temáticas a que deu continuidade, aprofundando-as, depois do seu regresso a Portugal, em 1977. Para a mostra de Cascais, organizada pela Fundação D. Luís I, o artista escolheu quadros cronologicamente distanciados no tempo (2001-2009), o que, muito justamente, deu azo a que um dos seus críticos, Manuel Cândido Pimentel, afirmasse propiciar este evento “a ocasião perfeita para uma apreciação de rumos e percursos de Mestre Carlos Dugos” nos últimos anos.

Veja o catálogo (em PDF)

Tags: 2011 Fevereiro Março Abril Exposições Pintura