RUI MACEDO

30 de Abril a 20 de Junho de 2010

.

rui_macedo_xxl

A Fundação D. Luís I apresentou a exposição Project Room II: Puzzle This, de Rui Macedo. A partir «de uma pesquisa visual e operativa do conceito literário mise-en-abîme, recurso estilístico que aqui, enquanto pintura, mantém uma relação de semelhança (por repetição, reflexão e/ou espelhamento) com o lugar que a contém», Rui Macedo ocupou o rés-do-chão do Centro Cultural de Cascais.

Project Room II: Puzzle This - pintura de Rui Macedo

Excerto do texto de Luisa Soares de Oliveira no catálogo da exposição

O título do mais recente projecto de Rui Macedo, Puzzle this, convida-nos a solucionar um enigma que nos é proposto. O verbo escolhido adquire significados diversos consoante o contexto da frase em que é inserido. A versão aportuguesada da palavra remete para os jogos de paciência feitos de uma multidão de pequeníssimas peças aparentemente idênticas, mas que na realidade são todas diferentes umas das outras, condicionando, pela sua posição e forma, a recriação da imagem final. Mais particularmente, to puzzle something out alude já não exclusivamente ao problema a solucionar, mas à descoberta da solução.

O projecto inclui, no entanto, duas exposições distintas, apresentadas em diferentes espaços. O artista escolheu para estas últimas dois títulos que, embora semelhantes no seu significado, diferem no sentido, como todas as palavras o fazem. To enlace e to enfold, dois verbos que genericamente significam abraçar, possuem diferentes conotações, e sobretudo indicam uma diferença de grau em relação a esse significado primeiro: se to enlace possui na linguagem corrente um sentido que indica o movimento que permite o abraço, to enfold refere a presença de uma dobra que envolve, como um manto, o objecto ou o ser abraçado." (Abril / 2010)

Mais sobre Rui Macedo

Vejo o catálogo (em PDF)