PICASSO 2010

Exposição Linóleos e Gravuras, Aquisições Recentes da Colecção Bancaja
2 Julho a 26 Setembro de 2010

picasso_2010_xxl

Uma vez mais em colaboração (desde 1997) com a Fundación Bancaja, a entidade que é proprietária da maior colecção mundial de arte gráfica de Pablo Picasso, a Fundação D. Luís I apresenta um raro e valioso conjunto de gravuras, em linóleo, do mestre espanhol, uma das técnicas que dominou com extraordinária proficiência e eficácia, chegando mesmo a criar um novo método de estampagem.

Esta técnica (a linogravura) é similar à de entalhar sobre madeira: escava-se e corta-se com goivas e lâminas sobre o linóleo, ficando em relevo unicamente a imagem criada pelo artista e sendo necessário gravar uma prancha de linóleo para cada cor.

Placa_Picasso2

Para obter a imagem final, estampam-se sobre o mesmo papel todas as pranchas de linóleo por meio de uma prensa. Geralmente, começa-se por estampar as cores mais claras e depois as mais escuras. Por vezes Picasso invertia o processo, obtendo cores mais vibrantes e menos uniformes. Picasso inventou um novo método: uma única prancha para todas as cores.

Vejo o convite (em PDF)

Ainda sobre Picasso

Imagens da exposição no Centro Cultural de Cascais

Clipping